Midias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1436 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Atividade 3- Produção de um texto, no mínimo 2 páginas, contendo uma proposta (finalidade, justificativa, o que, como, quando, participantes) para trabalhar a diversidade no currículo da escola que você atua considerando:
-As principais ideias apresentadas no texto Diversidade e Currículo; As diretrizes Curriculares Nacionais;A concepção de currículo que você defende;Os encontros de coordenaçãopedagógica como espaços de desenvolvimento da proposta.

No texto “Diversidade e Currículo”, Nilma Lino Gomes (2007) traz indagações sobre a diversidade no currículo das escolas brasileiras e como a diversidade é tratada em diferentes espaços sociais e nos movimentos sociais. O texto aborda a construção histórica, cultural e social das diferenças, a concepção de educação e o olharpedagógico da diversidade nas práticas educativas. Indaga o que se entende por diversidade e que diversidade deve ser contemplada no currículo das escolas e nas políticas de currículo. Afirma a autora:

A educação dos negros é outro campo político e pedagógico que nos ajuda a avançar na relação entre ética e diversidade e traz mais indagações ao currículo. Como a escola lida com a culturanegra e com as demandas do Movimento Negro? Garantir uma educação de qualidade para todos significa, também, a nossa inserção na luta antirracista? Colocamos a discussão sobre a questão racial no currículo no campo da ética ou a entendemos como uma reivindicação dos ditos “diferentes” que só deverá ser feita pelas escolas nas quais o público atendido é de maioria negra? Afinal, alunos brancos eíndios precisam saber mais sobre a cultura negra, o racismo, a desigualdade racial? De forma semelhante podemos indagar: e os alunos brancos, negros e quilombolas precisam saber mais sobre os povos indígenas? (GOMES, 2007, p. 35)
A autora diz que é preciso romper com o discurso hegemônico. Isso significa que nós, professores e professoras, devemos adotar novas práticas pedagógicas ecurriculares para abrir novas possibilidades de leitura do mundo.
Devemos realizar uma crítica , indagando o conhecimento escolar que ignora ou despreza outros conhecimentos e outras interpretações de mundo. A diversidade não é apenas um conjunto das diferenças, mas é uma construção histórica, social e cultural que está relacionada às relações de poder e aos processos de dominação. A diversidadebiológica e cultural deve considerar o contexto da formação de identidades e as lutas sociais contra as desigualdades sociais. Para colaborar com a construção da diversidade cultural, os/as professores/as devem ter compromissos político e pedagógico na educação da população branca e negra, com base no respeito e na valorização das diferenças. Isso significa corrigir posturas, atitudes e palavrasque insinuam características depreciativas da população negra.
O debate sobre Currículo e sua conceituação é necessário para que saibamos defini-lo e para conhecer quais as teorias que o sustentam na educação. Um Currículo não é um conjunto de conteúdos dispostos em um sumário ou índice. Pelo contrário, a construção de um Currículo demanda: Uma ou mais teorias acerca do conhecimentoescolar; b) a compreensão de que o Currículo é produto de um processo de conflitos culturais dos diferentes grupos de educadores que o elaboram; c) conhecer os processos de escolha de um conteúdo e não de outro (disputa de poder pelos grupos (LOPES, 2006).
Para Silva (2005) é importante entender o significado de teoria como discurso ou texto político. Uma proposta curricular é um texto ou discursopolítico sobre o currículo porque tem intenções estabelecidas por um determinado grupo social. De acordo com esse autor, uma Teoria do Currículo ou um discurso sobre o Currículo, mesmo que pretenda apenas descrevê-lo tal como é o que efetivamente faz é produzir uma noção de currículo. Como sabemos as chamadas “teorias do currículo”, assim como as teorias educacionais mais amplas, estão...
tracking img