Midias sociais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3558 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO
O conceito de mídias sociais (social media) precede a Internet e as ferramentas tecnológicas - ainda que o termo não fosse utilizado. Trata-se da produção de conteúdos de forma descentralizada e sem o controle editorial de grandes grupos. Significa a produção de muitos para muitos. É uma importante ferramenta para as empresas que querem divulgar sua marca e produtos. Antes de tudo,as mídias sociais dependem da interação entre pessoas, porque a discussão e a integração entre elas constroem conteúdo compartilhado, usando a tecnologia como condutor. As "ferramentas de mídias sociais" são sistemas online projetados para permitir a interação social a partir do compartilhamento e da criação colaborativa de informação nos mais diversos formatos. Eles possibilitaram a publicaçãode conteúdos por qualquer pessoa, baixando a praticamente zero o custo de produção e distribuição. Antes a capacidade de atingir o publico era reduzida e levava mais tempo através de jornais, tv, porém após o aumento de usuarios na internet, com essa nova onda, a informação envolve quase toda a população que utiliza a internet. Elas abrangem diversas atividades que integram tecnologia, interaçãosocial e a construção de palavras, fotos, vídeos e áudios. Esta interação e a maneira na qual a informação é apresentada dependem nas várias perspectivas da pessoa que compartilhou o conteúdo, visto que este é parte de sua história e entendimento de mundo. Atualmente as empresas que investem em midias sociais possuem uma vantagem competitiva, pois hoje temos 67,9 milhoes de usuarios de internet noBrasil, de 2005 a 2009 houve um salto de 112,9% de usuarios, 22% do tempo passado na internet a cada mes é dedicado a compartilhamento, sites sociais, twitter e sites de relacionamento. Portanto o uso dessa ferramenta possibilita o fortalecimento da sua marca, estar onde seus clientes estão ter canal aberto com eles, bom posicionamento das buscas, monitorar pontos importantes e com baixo custo secomparando com outras midias.

4

2. O PODER DAS MÍDIAS SOCIAIS
Novas ferramentas de mídia social vêm surgindo e se estabelecendo, passando por mutações evolutivas naturais - vide os blogs, que nasceram apenas como diários virtuais e tiveram sua natureza diversificada com o tempo, a ponto de se tornarem, inclusive, instrumentos de efetiva geração de negócios, por exemplo. Isto significa umagrande mudança na estrutura de poder social, pois a possibilidade de gerar conteúdos e influenciar pessoas e decisões deixa de ser exclusividade dos grandes grupos capitalizados, para se tornar comum a qualquer pessoa. Liberdade de comunicação interativa, combinada à facilidade de uso das ferramentas para fazê-lo e a uma arquitetura participativa em redes, forma a base da receita para que asplataformas de mídias sociais possam ser classificadas como uma das mais influentes formas de mídia até hoje criada. Na versão interativa da web, é possível fazer muito mais com muito menos e isso é muito poderoso. O maior impacto que a revolução digital teve na sociedade foi à abertura da comunicação pessoal entre as massas ao redor do mundo. As mídias sociais asseguram que a esfera de interação de umindivíduo não esteja mais limitada a uns poucos amigos e conhecidos.

2.1 Diferenciações das Mídias Tradicionais
A audiência pode participar de uma mídia social comentando ou até editando as histórias, com isso pode-se agregar a empresa ou prejudica-la. O conteúdo de uma mídia social, em texto, gráficos, fotos, áudio ou vídeos podem ser misturados. Mídia social significa um amplo aspecto detópicos, com diversas conotações. No contexto de marketing de internet, mídias sociais se referem a grupos com diversas propriedades, sempre formados e alimentados pelos usuários, como fóruns, blogs, sites de compartilhamento de vídeos e sites de relacionamentos. Otimização das Mídias Sociais (SMO) é o processo de distribuir melhor, entre várias redes e mídias sociais, o conteúdo criado pelo...
tracking img