Midias sociais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4303 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
2. História do varejo no Brasil.
O varejo é constituído dos empresários que vendem diretamente ao consumidor fina. O significado da palavra varejo é “cortar um pedaço ou uma pequena quantidade”, vem do francês retailler. E não precisa ser necessariamente um produto, pode também ser um serviço ou qualquer coisa que atenda diretamente o consumidor (Terra, 2011, p. 11).
Terra tece um brevehistórico do varejo no brasil.
Para Fernando Luís Varotto aqui tudo começou com o descobrimento, quando Pedro Álvares Cabral chegou. O comercio do pau-brasil era feito de forma primitiva, o escambo, em que os portugueses trocavam mercadorias com os índios em troca da madeira dessas arvores. Com a chegada da família real no Brasil é que de fato surge o comercio propriamente dito no Brasil, que cada vezmais se volta para a prestação de serviços. A exportação de café no século XIX aumenta muito o número de trabalhadores assalariados no país e inicia o processo de industrialização (Varotto, p. 1).
Com todo esse movimento de urbanização São Paulo se destaca e em 1920 abre o Mappin a primeira loja de departamento do Brasil e as Casas Pernambucanas, as duas primeiras redes de varejo de todo oBrasil que no final da década já contavam com mais de 200 lojas no país. O varejo esta no Brasil (Terra, 2011, p. 12).
O Sirva-se o primeiro supermercado do Brasil, abre em 1953, uma loja onde os consumidores podiam pegar os produtos eles mesmos e pagar no caixa. Era uma revolução para a época.
Em 1966 é a vez do primeiro Shopping Center, o Shopping Iguatemi de São Paulo é primeiro do Brasil.Segundo Varotto, os primeiros investidores do empreendimento do Shopping Iguatemi passaram dificuldades em função da baixa quantidade de vendas. Até mesmo chegando ao ponto de alguns dos investidores venderem suas partes no empreendimento na forma de cotas. Na época as mulheres ainda costuravam as roupas da família comprando os tecidos em lojas como as Pernambucanas. Mas com o passar dos anos fatorescomo comodidade, segurança e estacionamento fácil fizeram com que os Shoppings tomassem seu lugar como um verdadeiro centro de compras (Varotto, p. 5).
As técnicas de propaganda apesar de serem muito mais antigas começam a ser utilizadas de forma maciça na década de 50, com a chegada da televisão aos lares de todo o mundo. A televisão rapidamente ganha importância e vira peça central dadinâmica do varejo.
Em 1993 chega ao Brasil a internet gráfica, favorecendo que pequenas e médias empresas tirassem proveito dessa nova mídia. Aumentando sua velocidade de comunicação com os clientes. Aumentando a competitividade com suas concorrentes maiores. (Amor apud Silva p.8).
O varejo passou por muitas mudanças nos últimos setenta anos e mostrou uma grande capacidade de adaptação tecnologia oque fez com que tenha sido continuamente renovado ao longo da história. E por certo ainda vai mudar muito (Varotto, p.5).






















2.1 Os consumidores
Para nos situar no que esta acontecendo vamos conhecer alguns fatores apontados por Terra que contextualizam momento que o consumidor brasileiro vive e aos quais o varejista brasileiro deveestar atento (2011a, p.20):
Velocidade da mudança: como vimos na historia do varejo, nos ultimo 70 anos houve muita mudança, mais do em toda historia da humanidade. A globalização causou percepção que o espaço diminuiu, mas não só isso, o velocidade em que as mudanças ocorrem causa a sensação que o tempo diminuiu. Esse consumidor que quer “tudo para ontem” é que o varejo atende atualmente.
Valordo tempo e ansiedade digital: o tempo é a coisa mais valiosa atualmente, o valor está não só no produto, mas no tempo de uso que ele poderá desfrutar do produto ou serviço que consumir. O IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau Brasil) aponta o brasileiro como líder de permanência na internet, com 23 horas e 51 minutos por mês (estudo de 2007). O excesso de informação faz o consumidor...
tracking img