Midia e politica no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1384 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MÍDIA E POLÍTICA NO BRASIL

A mídia é uma expressão usada para designar os principais veículos de um determinado sistema de comunicação social, considerando os setores tradicionais - Emissoras de Rádio e TVs, Jornais, Revistas e agora a Internet, a grande mídia internacional.

A idéia da Política é ter uma forma de organizar a sociedade, em seus diversos âmbitos evitando que chegue a um caossem ordem ou a uma bagunça tratando da convivência dos diferentes. E isso que a torna tão complexa e consequentemente, interessante.
A política é a liberdade de se expressar e de ter uma opinião. Sua finalidade é manter a ordem pública, defesa do território nacional e o bem social da população.
Ela é fundamental na vida de todos, pois através da política se constrói a vida da população, nãopodemos ingenuamente nos abster, cabe a população a discussão e pressão dos governantes.
A política na atualidade, encontra-se bastante deteriorada. Precisando urgentemente de uma reforma. Com mais responsabilidade partidária, com mais definições e execuções dos seus representantes.
Política, é coisa séria e não apenas para ser lembrada em períodos de eleições, onde somos praticamente obrigados avotar, senão sofreremos uma sanção. No entanto, todos os indivíduos são passíveis de análise política, pois, tal ciência perde validade se não expressar a preocupação de inserir todos os indivíduos no processo de construção da sociedade.
A frase mídia e política no Brasil sintetizam a presença da mídia no mundo contemporâneo, tendo a televisão como seu principal meio de influência. Dela provêm,direta ou indiretamente, por meio de noticiários ou programas de entretenimento, quase todas as informações de que dispomos para nos situarmos no mundo. Por meio dela, ganhamos acesso a uma experiência de vida que multiplica muitas vezes as nossas próprias vivências. Estamos tão imersos no discurso da mídia que, muitas vezes, nem percebemos a extensão de sua presença. Mas, quando paramos pararefletir, verificamos que o impacto da mídia é perceptível em todas as esferas de nossa vida cotidiana.
  O aumento do tempo dedicado ao consumo da mídia amplia em muito a quantidade de informações de que cada indivíduo dispõe, para além de seu círculo de convívio direto. Hoje, estamos expostos a todo tipo de informação: fatos da economia e da política, publicidade comercial, fofocas, notícias dedivulgação científica numa quantidade antes inimaginável. Temos que ter em mente, que o conteúdo que chega a cada um de nós, individualmente, porém, é apenas uma parte diminuta das informações reduzidas. No dia-a-dia, um misto de escolha e acaso filtra o conjunto de informações que cada indivíduo específico recebe.
Os meios de massa cumprem um papel primordial, também, na universalização dedeterminados referentes – sejam marcas comerciais ou produtos da indústria cultural – que balizam nosso cotidiano e nossa visão de mundo. Nas formas da ação política, em especial, o impacto dos meios de comunicação de massa é gigantesco: a mídia tornou-se o principal instrumento de contato entre a elite política e os cidadãos comuns.
As relações entre mídia e política são bem mais complicadas. Partidos eredes tradicionais de apoio ainda são, em geral, indispensáveis para o êxito em uma disputa eleitoral. O discurso político, por mais necessário que seja se adaptar aos meios em que transita ainda guarda suas marcas de distinção em relação àquele comumente veiculado pela mídia, como um vocabulário mais elaborado, significado de uma pretensa competência.      A pauta da mídia fixa a agenda pública,mas muitas vezes os agentes com maior capital político são capazes de orientar o noticiário. A gestão da visibilidade é uma tarefa política central, mas nem toda a política é visível.
Anunciou-se recentemente que o Ongoing Media Group – apesar do nome, um grupo português – que edita o Brasil Econômico desde outubro, comprou o grupo O Dia, incluindo o Meia Hora e o jornal esportivo Campeão. O...
tracking img