Midia e futsal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4413 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO


PÓS-GRADUAÇÃO EM TREINAMENTO DESPORTIVO


MAICON FERREIRA DE PAULA




















MÍDIA E O FUTSAL



























GUAÇUÍ

2012

INSTITUTO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO


PÓS-GRADUAÇÃO EM TREINAMENTO DESPORTIVO


MAICON FERREIRA DE PAULA




















MÍDIA E OFUTSAL












































GUAÇUÍ

2012

MÍDIA E O FUTSAL


Maicon Ferreira de Paula¹


RESUMO




O presente trabalho monográfico tem como objetivo observar o crescimento do futsal através da mídia, para tanto utilizara uma ampla pesquisa bibliográfica em jornais, revistas, livros e internet sobre o assunto. Ofutsal é um dos esportes coletivos e que tem sido praticado no Brasil com bastante freqüência, além de regras próprias ele possui uma gama de conceitos que fundamentam o mesmo. O futsal é um jogo de muita rotatividade e transição, disputado num espaço compartilhado, no qual todos podem interagir sobre a bola, é destacado a necessidade de contar com jogadores capazes de decidir, de criar e deimprovisar dentro da quadra. Dai sua importância enquanto esporte coletivo e que tem na mídia com suas várias linguagens a forma de divulgação e popularização ainda maior do esporte.

Palavras chaves: Mídia. Futsal. Fundamentos. Crescimento.


Introdução



O futsal é um dos esportes mais praticados no Brasil de maneira geral e especialmente nas escolas. Enquanto esporte coletivo eledesenvolve o espírito de equipe e ajuda a trabalhar as relações de cooperação entre os praticantes deste esporte. No entanto nos últimos anos o futsal tem ganhado mais espaço na mídia e com isto feito com que mais e mais pessoas assistam às partidas e venham a se interessar por este esporte.
É notória a influência da mídia em todos os setores da sociedade, e nos esportes não seria diferente. Nocaso dos esportes coletivos, como o futsal, a mídia começou a transmitir os jogos de futsal com mais freqüência assim dando mais oportunidades as pessoas a conhecerem como funcionam as regras e o jogo do futsal e fazendo com que os clubes adquirem mais torcedores e tenham uma arrecadação ainda maior no seu lucro com os seus torcedores.
Mas será que a mídia tem o poder de influenciar nocrescimento do futsal, a fim de trazer mais adeptos para este esporte ficando atrás apenas do futebol, e também fazendo com que o público se interessasse mais por este esporte dando um lucro maior para equipes profissionais, ligas, federações e lojas licenciadas. Os eventos esportivos constituem um grande acontecimento, incentivado pela mídia, que acaba por tentar através das suas ações apontarem oideal para determinado esporte. No caso do futsal as apreciações tanto quanto as criticas, apresentam uma série de inferências sob os conteúdos esportivos como: ataque, defesa, técnica, tática, treinamento entre outros (APOLO, 2004).
A Mídia é o termo que designa o conjunto dos meios de comunicação de massa, como jornais, revistas, rádio, cinema e televisão. Enquanto meios de comunicação amidia passou por um processo de evolução ao longo da história, demonstrando o progresso pelo qual passa a sociedade.
Através da midia que se comunica com a sociedade, e se oportuniza que todos tenham acesso as informações. Com isto no campo dos esportes, a midia tem ultimamente buscado através principalmente de alguns canais de televisão transmitir os jogos de futsal. Nos ultimos anos,mais especificamente a partir de 2004 emissoras como Rede Globo, Band, Sportv, tem transmitido o campeonato da Liga Futsal, com isto contribuindo para a popularização do esporte e divulgando o mesmo por todo mundo.
Toda essa procura, este interesse pelo Futsal, leva o questionamento se não haveria algum tipo de influência da mídia nos esportes, pelo incentivo do publico as equipes, por...
tracking img