MICROVISI

510 palavras 3 páginas
Microvilosidade:
As microvilosidades são projeções citoplasmáticas na superfície celular, envolta por membrana plasmática. A ponta da microvilosidade é constituída por substância amorfa, onde está imerso a extremidade (+) da actina, e a extremidade (-) está conectada ao córtex. Os feixes de filamentos de actina são dispostos paralelamente, interligados pela proteína vilina, que possui dois sítios de ligação. Os feixes laterais estão ligados a membrana plasmática através da miosina.

Interdigitação:
Superfície de adesão intercelular constituída por saliências e reentrâncias da membrana celular que articulam em estruturas complementares das células vizinhas. Além de estabelecerem a união entre as células vizinhas, as interdigitações aumentam a superfície de intercâmbio de substâncias com o meio externo.
Desmossomo:
Desmossomos são estruturas de membrana que se prende à membrana da célula vizinha usando basicamente duas estruturas: a primeira em forma de botão localizada na face interna da membrana e a segunda os próprios filamentos do citoesqueleto celular formando um emaranhado de filamentos de duas células, ancorados por botões da membrana plasmática.
Junção aderente:
É a junção que se liga ao citoesqueleto por meio de filamentos de actina e não por meio de filamentos intemediários.
Com a forma circular ou oval, são muito frequentes nas células musculares cardíacas e encontradas também nos epitélios de revestimento onde, geralmente, circundam a parte apical das células.
Junção aderente:
As junções comunicantes trata-se de um tipo de especialização do domínio basolateral da membrana plasmática que proporciona a comunicação entre células vizinhas através de canais hidrofílicos. Estão presentes nos mais variados tipos celulares, excetuando-se as fibras musculares estriadas esqueléticas e as células sanguíneas. Essa junção intercelular, a qual pode ser também denominada de junção tipo gap, constitui-se por um agrupamento de número variável de canais

Relacionados