Microveículos aéreos (MAV)

5308 palavras 22 páginas
Micro veículos aéreos de asa flexível Pesquisadores da Universidade da Flórida desenvolveram um micro veículo aéreo de asa flexível (MAV). A universidade tem produzido diversos MAV que utilizam de um componente comum, uma fina e encurvada asa flexível, feita de um esqueleto flexível e uma membrada de material extensivo. A fig. 5.1 ilustra uma versão da asa flexível, que é o resultado de aproximadamente sete anos de desenvolvimento, que com no máximo 10 centímetros de dimensão. Ele foi capaz de voar por aproximadamente 15 minutos e é apenas um dos diversos veículos que foram desenvolvidos no decorrer dos anos.

O desenvolvimento da asa flexível utiliza uma combinação de um design biologicamente inspirado e a incorporação de modernos materiais compostos. A asa é fina e encurvada, como a de pássaros e morcegos. O MAV da UF é feito de um esqueleto de fibra de carbono e membrana fina de material extensivo.

Descrição do MAV A asa é o principal componente do MAV, porém a eficiência e desempenho de vôo do mesmo resulta da configuração como um todo. Como visto na fig. 5.1, o MAV é composto pela asa, a fuselagem combinada, um estabilizador vertical abaixo da asa e uma ou duas barbatanas verticais acima da asa. Os veículos são projetados para caber dentro de uma esfera que descreve uma dimensão máxima. Eles tem uma baixa proporção volumétrica para maximizar a superfície de elevação disponível. A borda de ataque é elíptica, permitindo que o hélice permaneça dentro da dimensão máxima da esfera. O aerofólio da asa atualmente usado evoluiu com o passar dos anos, mas o conceito básico é o mesmo. Ele tem um máximo de curvatura de aproximadamente 6% e encurva em direção à borda de arraste. A curvatura é necessária para anular o levantamento negativo causado pela curvatura na seção dianteira. Deve-se saber que não há estabilizador horizontal, logo a borda de arraste da asa deve desenvolver uma força que ajusta a aeronave enquanto plana em vôo nivelado. As

Relacionados

  • psique
    70470 palavras | 282 páginas