Microscopia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (354 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Mecânicas
a) Pé: é feito de ligas de metais pesados para impedir que o aparelho tombe.
b) Estativo: haste ou suporte que se articula com o pé, sustenta o tubo, a platina, o condensador, o apa-relhoe os mecanismos macromicrométricos.
c) Platina ou mesa: de forma redonda ou retangular, é fixa, móvel ou giratória no plano horizontal ou então apresenta uma parte inferior fixa ao estativo e outrasuperior, des¬lizante. As platinas fixas geral-mente compensam sua Imobilidade por meio de peças deslizantes, chamadas "cherriot".
Entre as garras do último se encaixa a lâmina com o material a serestudado: pode ser deslocado para frente, para trás, à direita ou esquerda, sempre no mesmo plano, por meio de cremalheiras laterais. No centro há uma abertura para a passagem dos raios luminosos,coletados pelo espelho, e dirigidos pelo condensador e o diafragma sobre a preparação entre lâmina e a lamínula, projetando daí através do tubo e da ocular até a retina do observador.
d) Tubo: nomicroscópio monocular o tubo representa um ci¬lindro metálico, com um encaixe posterior, da precisão para sua adaptação a outro encaixe, porém de corte in¬vestido na cremalheira.
e) Dispositivos macro emicrométrico: entre o tubo e o estativo há uma peça deslizante em sentido vertical, acionada por dois tipos de "botões" os "macrométricos" e "micro-métricos". Com o mecanismo macrométrico obtém-sefocalização ótica grosseira da peça a ser examinada, enquanto que, com o dispositivo micrométrico obtém-se deslocamentos do tubo até de dois milésimos de milímetro ou menos ainda, dando desta formanitidez à imagem.
f) Revólver: é colocado na extremidade inferior do tubo nos modelos mais antigos ou dos dispositivos macro e micro-métricos nos instrumentos modernos de tubo bipartido. É munido de 3 ou 4vãos circu-lares, providos de matrizes para roscas. Nestas matrizes se enroscam as 3 ou 4 objetivas, sempre na ordem de seu aumento progressivo. Basta, então, durante os trabalhos microscópicos,...
tracking img