Microscopia optica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (926 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO DE FARMÁCIA









RELATÓRIO – AULA PRÁTICA
BIOLOGIA CELULAR












SILMARA OLIVEIRA LIMA















BRASÍLIA-DF
21 DE MARÇO DE 2012.SILMARA OLIVEIRA LIMA
















RELATÓRIO – AULA PRÁTICA
BIOLOGIA CELULAR


































BRASÍLIA-DF
21 DEMARÇO DE 2012.


INTRODUÇÃO

O microscópio é um instrumento que permite a observação de pequenos seres ou estruturas não perceptíveis a olho nu. O microscópio mais usado nos laboratórios é oóptico. Ele consta, basicamente, de uma parte mecânica, uma parte óptica e um sistema de iluminação.


Microscópio Óptico


O microscópio óptico não se presta para a observação deobjetos opacos, tais como: um pedaço de madeira, ou um pedaço de carne. Os objetos a serem examinados devem ser transparentes ou translúcidos, permitindo que sejam atravessados pela luz, caso contrário,a imagem será escura.
No microscópio óptico, o objeto a ser analisado é colocado numa lâmina de vidro posta sobre a platina, uma superfície plana horizontal.
A luz emitida por umalâmpada ou refletida por um espelho atravessa em seqüência, o condensador, o objeto, a lente objetiva e, finalmente, é focalizada na lente ocular; a focalização é conseguida girando adequadamente omacrômetro e o micrômetro.
Geralmente, as lentes objetivas e oculares do microscópio óptico trazem uma gravação indicando sua respectiva capacidade de ampliar a imagem de um objeto. Para calcular aampliação possível, multiplica-se o aumento gravado nas objetivas pelo aumento gravado na ocular. Considere, então, um microscópio óptico cujas lentes objetivas aumentam 10, 40 e 100 vezes a imagem doobjeto, sendo dotado de uma lente ocular com capacidade de aumentar 10 vezes esta imagem. Nessas condições, temos:
▪ Objetiva (10) x ocular (10) – o objeto pode ser ampliado 100...
tracking img