Microscopia optica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1258 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
- Introdução
- Objetivo
- Material e Métodos
- Resultados
- Discussão
- Questionário
- Referência Bibliográfica


Introdução: Função do microscópio

È um instrumento muito importante para a pesquisa científica, principalmente biológica, pois há um grande número de espécies de seres vivos extremamente pequenos que só podem ser estudados com o auxílio deste instrumento.
Além disso,mesmo os organismos macroscópicos, são constituídos por unidades geralmente macroscópicas “as células”, cujo estudo é indispensável à compreensão de inúmeros fenômenos vitais.














Objetivo: Treinar as técnicas de focalização

MANIPULAÇÃO DO MICROSCÓPIO
1. Instalação do aparelho
Retirar o microscópio da caixa ou armário pelo braço e colocá-lo na mesa apropriada(chumbada e nivelada); a seguir ligar a fonte luminosa e dispor a objetiva no revólver e regular a altura do banco, de maneira a permitir um trabalho confortável.
2. Iluminação de campo
Se a luz utilizada é uma luz natural, usar a face plana do espelho, caso contrário, a face côncava. Em qualquer caso, a luz deve cobrir completamente a superfície do espelho e este deve estar centrado de maneira que ocone luminoso refletido atravesse completamente o condensador (que deve estar completamente levantado, com o diafragma aberto) bem como a abertura da platina, de tal sorte que o campo do microscópio (isto é, o espaço da platina visualizado com a ocular) fique totalmente iluminado.
3. Adaptação da preparação
Colocar a lâmina contendo a preparação sobre a platina e prendê-la, depois, com oauxílio do Charriot, deslocar o conjunto de tal forma que a preparação contida na lâmina, fique sobre a abertura da platina, perfeitamente iluminada pelo cone luminoso.
4. Escolha da objetiva
- focalizar inicialmente com a objetiva a seco de menor aumento;
- girar o revólver de maneira que nenhuma das objetivas fique em uso;
- colocar sobre a preparação uma pequena gota de óleo de imersão;
-colocar no eixo ótico a objetiva de maior aumento (imersão)
5. Iluminação da preparação
Para as preparações coradas que dão imagens por absorção, usar o máximo de iluminação com o condensador completamente elevado e o diafragma totalmente aberto. Para as preparações a fresco, que dão imagens por refração, iluminar menos a fim de que o fenômeno seja mais perceptível. Começar descendo o condensador, auns dois terços da sua abertura, depois olhando pela ocular, regular o cone luminoso, fechando aos poucos o diafragma.
6. Focalização
É a operação que consiste em trazer o objeto para o foco da objetiva, formando a imagem que, ampliada pela ocular, será vista pelo observador. A focalização consta das seguintes etapas:
a) girar o revólver colocando a objetiva de menor aumento no eixo ótico;
b)ajustar a iluminação de campo;
c) centralizar a preparação;
d) aproximar ao máximo a preparação, da objetiva de menor aumento, por meio do mecanismo de movimento. Durante este trabalho deverá ser observado à aproximação diretamente com a vista, não devendo ser utilizado a ocular;
e) observando então pela ocular, imprimir movimento moderado de afastamento entre a preparação e a objetiva, atéque seja distinguida a imagem do objeto;
f) movimentar o micrométrico para focalização final;
g) regular o diafragma e o condensador para visualizar com mais nitidez;
h) para trocar de objetiva basta o revólver e em seguida ajustar o foco imprimindo movimentos lentos no micrométrico;
i) ao término da observação, girar o revólver até a menor objetiva e apagar a luz. Retirar a lâmina e colocarnum recipiente com detergente.

OBSERVAÇÃO: Quando o microscópio é binocular deve-se ajustar a distância inter-ocular de tal forma que o observador visualize um só campo de luz. Trabalhando com microscópio monocular, procurar manter ambos os olhos abertos, a fim de evitar fadiga.
7. Causas de erro na observação
a) Obscuridade total do campo - má centralização do aparelho de iluminação
b)...
tracking img