Microscopia Fluorescente Avançada / Biomedicina-UFPI

1783 palavras 8 páginas
Luiz Fernando Carvalho Ferreira

Microscopia Fluorescente Avançada

Relatório da Palestra Técnica proferida por Alexander Seixas de Souza, no dia 02/07/2013, elaborado como parte da avaliação da Disciplina Biologia Celular, ministrada pela Profª France Keiko Nascimento Yoshioka, do Curso de Biomedicina da Universidade Federal do Piauí.

Parnaíba-PI
2013.1

1. APRESENTAÇÃO

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) em Parceria com Núcleo de Pesquisa em Biodiversidade e Biotecnologia –Biotec Realizou um “Workshop de Microscopia de Fluorescência” que trouxe como tema: "Microscopia Fluorescente Avançada" com o palestrante Alexander Seixas de Souza Especialista em Microscopia NIKON do Brasil LTDA em 02 de Julho de 2013 no período da manhã e tarde, no auditório do Campus de Parnaíba - UFPI. O evento contou com Práticas e demonstração de equipamento da NIKON (MICROSCÓPIO Ci-L COM FASE) e com uma certificação emitida pelo programa de mestrado em biotecnologia, PPGBiotec.

2. DESENVOLVIMENTO DA PALESTRA

Os microscópios têm sido usados para avançar a pesquisa em todas as frentes da ciência. O avanço da tecnologia em microscópios também significa avanço da ciência, porque, com novos instrumentos de investigação, novas descobertas podem ser feitas. O Workshop de Microscopia de Fluorescência trouxe o avanço da tecnologia como base fundamental para o aprofundamento do estudo da microscopia, com princípios e aplicações que abriram um leque de informações, facilitando uma maior compreensão sobre o funcionamento deste "micromundo", que parte desde o método clássico de observação (Campo Claro), até a arte de Fluorescência.

Microscópios são aparelhos nos quais lentes de vidro são associadas de tal forma que se consiga reproduzir para o olho humano, uma imagem aumentada e detalhada de objetos, células, tecidos e órgãos, que à vista desarmada não seria possível de se observar mais detalhes. O microscópio de luz é

Relacionados

  • miolo
    180299 palavras | 722 páginas
  • V34suplemento
    343142 palavras | 1373 páginas