Microprocessadores E Microcontroladores2

1628 palavras 7 páginas
1. O que é Microprocessador?
Um microprocessador é um circuito integrado construido sobre uma pequenissima peça de silicone. É constituido por milhares, mesmo milhões, de transistors, que estão interligados por superfinos fios de aluminio. Os transistors trabalham em conjunto para armazenar e manipular dados para que o microprocessador possa realizar um vasto número de funcões. Uma das funções especificas que um microprocessador realiza é processar o software, ie, servir como cérebro dentro dos computadores pessoais, embora hoje em dia o seu raio de acção se alargou a um sem número de outros objectos, tais como electrodomesticos, automóveis - gestão da segurança e energia -, telemóveis, etc.

2. O que é um programa de computador?
Um programa de computador ou programa informático é uma coleção de instruções que descrevem uma tarefa a ser realizada por um computador. O termo pode ser uma referência ao código fonte, escrito em alguma linguagem de programação, ou ao arquivo que contém a forma executável deste código fonte. O programa de computador surgiu antes do desenvolvimento do computador eletrônico. Um trabalho publicado em 1843 por Ada Lovelace, sugerindo uma forma para calcular os números de Bernoulli através da máquina analítica de Charles Babbage, é tido como o primeiro programa de computador.

3. O que é uma instrução?

4. Defina Software, firmware e hardware.
Software - de componentes lógicos de um computador ou sistema de processamento de dados; programa, rotina ou conjunto de instruções que controlam o funcionamento de um computador; suporte lógico.
Firmware - é o conjunto de instruções operacionais programadas diretamente no hardware de um equipamento eletrônico. É armazenado permanentemente num circuito integrado (chip) de memória de hardware, como uma ROM, PROM, EPROM ou ainda EEPROM e memória flash, no momento da fabricação do componente. Muitos aparelhos simples possuem firmware, entre eles: controles-remotos, calculadora de mão, algumas partes do

Relacionados