Microorganismos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (837 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Caracterização e Classificação dos Microrganismos

Introdução:
As comparações das características de grande número de microrganismos resultam num sistema de agrupamento das espécies semelhantes.Por fim, cria-se um grupo com características muito semelhantes, que é considerado como uma espécie e recebe um nome específico, isto é, o microrganismo adquire um nome. Por serem individualmente tãopequenos que não podem ser visualizados sem ajuda de um microscópio, não é prático trabalhar com um único microrganismo.
Por esta razão é comum se trabalhar com culturas puras, ou seja, cultura queconsiste de uma única espécie de microrganismos, originada do crescimento de uma única célula microbiana. Se dois ou mais tipos crescem juntos tem-se uma cultura mista. Antes de se identificar eclassificar um microrganismo, suas características devem ser determinadas com detalhes adequados. As principais a serem determinadas ou observadas, incluem as seguintes:

a)
características culturas: osnutrientes exigidos para o crescimento e as condições físicas do ambiente que favorecem o desenvolvimento.
b)
características morfológicas: as dimensões das células, seus arranjos, a diferenciaçãoe a identificação de suas estruturas.
c)
características metabólicas: a maneira pela qual o microrganismo desenvolve os processos químicos vitais.
d)
características de composição química: aidentificação dos principais e típicos constituintes químicos da célula.
e)
características antigênicas: a detecção de componentes especiais da célula que fornecem evidência de semelhança entre asespécies.
f)
características genéticas: a análise da composição do ácido desoxiribonucleico(ADN), assim como a determinação das relações entre o ADN isolado de diferentes microrganismos
Uma vez que ascaracterísticas de um microrganismo tenham sido adequadamente determinadas e catalogadas, é possível identificá-lo pela consulta a livros de referência que contêm descrições das espécies microbianas...
tracking img