Microorganismos_baciulus cereus, yersinia ,Tênias

1716 palavras 7 páginas
CURSO: Técnico em Nutrição e Dietética
TURMA: NUTM. 14.2
DISCIPLINA: Higiene dos Alimentos

MICROORGANISMOS X SURTOS ALIMENTARES
Docente: Lorena Pamponet

Discentes:
 Ana Angélica
Daniela Evangelista
Eula Barbosa
Gabriele Silva
Iris Almeida
Tailine Mercês
Thaíana Azevedo

Microorganismos/micróbios o que são?


É o nome dado a todos os organismos composto por uma única célula .É um ser vivo, que não é possível ser visto a olho nu, então é preciso de um equipamento microscópico para ajudar na sua visualização. Os microrganismos têm grande importância e impacto na nossa vida, nem sempre de uma forma que nos agrada. São fundamentais na obtenção de alguns produtos alimentares, mas são também os principais responsáveis pela deterioração de grande parte dos alimentos e culturas.

Bacillus Cereus

O


que

é?

O Bacillus cereus é uma bactéria gram-positiva, é aeróbia facultativa, pertence ao filo Firmicutes e é responsável pela maior parte das doenças de histórico alimentar. Sob a forma de esporo, este organismo está presente no solo e por isso quase sempre é o agente patológico responsável pela infestação (contaminação) de toda uma plantação. Uma vez colhidos da plantação, os alimentos vem contaminados e se não houver uma preparação adequada, contaminarão tudo à volta (o que normalmente ocorre).

Malefícios e Danos


O Bacillus Cereus podem causa uma Ceratite:
A ceratite consiste na inflamação da córnea, a porção externa dos olhos que refrata e transmite a luz e ainda funciona como barreira protetora da superfície do globo ocular.



Pode causar infecções crônicas da pele que são difíceis de erradicar embora seja menos agressiva do que Fasciite necrosante. 

Fasciíte necrosante é infecção bacteriana destrutiva e rapidamente progressiva do tecido subcutâneo e fáscia superficial, associada a altos índices de morbimortalidade, se não tiver tratamento precoce.

Características
 Produzem

toxinas.
 Família Bacillacease.
 Gram-positivo.

Relacionados