Microorganismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2158 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
John T. Needham

John T. Needham (Londres, Inglaterra, 10 de setembro de 1713- Bruxelas, Bélgica, 30 de dezembro de 1781): naturalista inglês, extremo defensor da Abiogênese, fez várias experiências com frascos de vidro contendo "caldos nutritivos" abertos, fechados com rolhas, aquecidos ou não, conseguindo proliferação de microorganismos em todos os casos.
Onde os microorganismos só poderiamter aparecido através da "geração espontânea" já que os caldos foram aquecidos e as possíveis formas vivas foram eliminadas e os frascos, levemente fechados, impediram a entrada de formas vivas presentes no ar. Dizia que existia um tipo de "força vital" que era responsável pelo aparecimento dos microorganismos. Porém, com o experimento de Louis Pasteur, descobriu-se que no ar existem milhões deseres microscópicos, como micróbios, etc. Assim, como a rolha ainda possibilita a entrada de ar, explica-se assim a existência de vida nos frascos vedados. Nos frascos aquecidos, segundo Pasteur, não foram eliminadas as formas de vida, pois não foram aquecidos o bastante. Needham defendeu-se dizendo que não aquecera muito para não destruir o "princípio ativo", existente nos caldos.

LazzaroSpallanzani

Lazzaro Spallanzani, italiano (Scandiano, 10 de Janeiro de 1729 — Pavia, 12 de Fevereiro de 1799) foi um padre, fisiologista e um estudioso das ciências naturais. Educado num colégio de jesuítas, Spallanzani abandonou os seus estudos em Direito na Universidade de Bolonha para se dedicar à ciência. O seu trabalho centrou-se na investigação da teoria da geração espontânea. Com suasexperiências, Spallanzani mostrou que os micróbios movem-se pelo ar e que podem ser eliminados por fervura.
Seu intuito era derrubar as idéias de John Needham, que através de seus experimentos havia "comprovado" que a vida poderia surgir espontaneamente de um caldo nutritivo, colocado em um recipiente vedado e aquecido até sua fervura. O problema do experimento de Needham eram os recipientes, que nãoforam bem vedados, permitindo a entrada de microorganismos e a contaminação do caldo nutritivo, e uma fervura branda, que possivelmente não haveria matado todos os microrganismos que já estavam no caldo nutritivo. Spallanzani mostra que com os recipientes vedados de outra maneira mais eficiente e realizando a fervura por mais tempo, a vida não surge espontaneamente.
Porém Needham retrucou afirmandoque com aquela fervura Spallanzani havia acabado com o ar dos recipientes, impossibilitando o surgimento da vida. Realmente o experimento acabava com o oxigênio dos frascos. A controvérsia só veio a ser esclarecida mais tarde, com as descobertas de Louis Pasteur.
[pic]

Oparim Miller
O experimento de Miller
Em 1950, dois pesquisadores da Universidade de Chicago, Stanley Miller e Harold Urey,desenvolveram um aparelho em que simularam as condições supostas para a Terra primitiva.
Com sucesso, obtiveram resultados que confirmaram a hipótese de Oparin.
[pic]         [pic]
 
Inicialmente, obtiveram com o seu experimento pequenas moléculas que, com o passar do tempo, se combinaram formando moléculas mais complexas, inclusive os aminoácidos glicina e alanina. Posteriormente, novaspesquisas obtiveram outros aminoácidos e vários compostos de carbono.
[pic] 
Os protobiontes de Oparin receberam diferentes nomes dados pelos cientistas, dependendo de seu conteúdo: microsferas, protocélulas, micelas, lipossomos e coacervados. Estes possuem uma “membrana” dupla, formada por duas camadas lipídicas, à semelhança das membranas celulares.
 
[pic]
 
Ampliando a hipótese de Oparin:proteinóides e ribozimas
No começo da década de 1970, o biólogo Sidney Fox aqueceu, a seco, a 60ºC, uma mistura de aminoácidos. Obteve pequenos polipeptídeos, a que ele chamou de proteinóides. A água resultante dessa reação entre aminoácidos evaporou em vistude do aquecimento. Fox quis, com isso, mostrar que pode ter sido possível a união de aminoácidos apenas com uma fonte de energia, no caso o...
tracking img