Micrometro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (597 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Micrômetro

Metrologia Industrial

Wagner Lucio Ferreira RA 0000024904
Prof. Fred Gusmão

Objetivo
Aprofundamento em “MLP” (medidalinear de precisão)

Procedimentos / Desenvolvimento
Desenvolvimento: Jean Louis Palmer apresentou, pela primeira vez, um micrômetro para requerer sua patente. O instrumento permitia a leitura decentésimos de milímetro, de maneira simples.
Com o decorrer do tempo, o micrômetro foi aperfeiçoado e possibilitou medições mais rigorosas e exatas do que o paquímetro.
De modo geral, o instrumentoé conhecido como micrômetro. Na França,
Entretanto, em homenagem ao seu inventor, o micrômetro é denominado palmer.

O princípio de funcionamento do micrômetro assemelha-se ao do sistemaparafuso e porca. Assim, há uma porca fixa e um parafuso móvel que, se der uma volta completa, provocará um descolamento igual ao seu passo.

Desse modo, dividindo-se a cabeça” do parafuso, pode-seavaliar frações menores que uma volta e, com isso, medir comprimentos menores do que o passo do parafuso.

Os principais componentes de um micrômetro são:
· O arco é constituído de aço especial oufundido, tratado termicamente para eliminar as tensões internas.
· O isolante térmico, fixado ao arco, evita sua dilatação porque isola a transmissão de calor das mãos para o instrumento.
· O fusomicrométrico é construído de aço especial temperado e retificado para garantir exatidão do passo da rosca.
· As faces de medição tocam a peça a ser medida e, para isso, apresentam-se rigorosamenteplanos e paralelos. Em alguns instrumentos, os contatos são de metal duro, de alta resistência ao desgaste.
· A porca de ajuste permite o ajuste da folga do fuso micrométrico, quando isso é necessário.· O tambor é onde se localiza a escala centesimal. Ele gira ligado ao fuso micrométrico. Portanto, a cada volta, seu deslocamento é igual ao passo do fuso micrométrico.
· A catraca ou fricção...
tracking img