Micrometro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (819 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CEUNSP
Gestão da Qualidade













Trabalho de Metrologia Industrial I
Micrômetro















Rodrigo Calegari
Sumário:

1. Micrômetro 03
1.1Material Utilizado 03
1.2 Objetivo 03
1.3 Introdução: Origem do micrômetro 03
1.4 Dados Obtidos 04
1.5 Instrumento: O Princípio de funcionamento 05
1.6Nomenclatura 05
1.7 Conservação 06
1.8 Conclusão 07
1.9 Bibliografia 08
























Micrômetro


1 Material utilizado:Micrômetro e esfera de vidro irregular.


2 Objetivo:

Este trabalho tem como objetivo instruir os alunos de como utilizar o instrumento e ensiná-los a trabalhar com os cálculos necessários paraanálise dos resultados obtidos.


3 Introdução:

O micrômetro é um instrumento de medição de medidas lineares utilizado quando a medição requer uma precisão acima da possibilitada com umpaquímetro e é fabricado com resolução entre 0,01 mm e 0,001mm.
Foi inventado por Jean Louis Palmer que, apresentou, pela primeira vez, o instrumento para requerer sua patente, o qual permitia a leitura decentésimos de milímetro, de maneira simples.
Com o decorrer do tempo, o micrômetro foi aperfeiçoado e possibilitou medições mais rigorosas e exatas do que o paquímetro.
De modo geral, o instrumento éconhecido como micrômetro. Na França, entretanto, em homenagem ao seu inventor, o micrômetro é denominado palmer.
O Princípio de medição do micrômetro baseia-se no sistema porca-parafuso, no qual, oparafuso avança ou retrocede na porca na medida em que o parafuso é girado em um sentido ou noutro em relação à porca.
Se fizermos “n” divisões iguais na "cabeça" do parafuso, ao provocarmos umarotação menor que uma volta, portanto menor que o passo do parafuso, poderemos, baseados nas divisões feitas, saber qual a fração de uma volta que foi dada e portanto, medir comprimentos menores que o...
tracking img