Microlocalização de turbinas eólicas

466 palavras 2 páginas
Projeto Final: Microlocalização de 4 Turbinas Eólicas Vestas V90 de 2MW no norte da Galiza, Espanha, através da ferramenta WAsP

Recife, 24 de Maio de 2013
1. Objetivo e Escopo do Projeto
Dado uma área no norte da Região da Galiza, na Espanha, escolher a melhor localização para cada turbina eólica, levando em consideração apenas o recurso eólico e a influência do relevo através da ferramenta de modelagem WAsP.

2. Metodologia
Após definição de uma resolução horizontal de 350m para a Malha do Recurso Eólico no mapa, inserção da série temporal de ventos medida na torre anemométrica, obteve-se um modelo do comportamento dos ventos em todo o terreno. De posse disto, pode-se comparar vários critérios, em função de 12 setores com ângulos de 30 graus entre si, como Densidade de potência, Índice de Complexidade Orográfica do terreno e Produção Energética Anual, o que possibilita uma otimização do arranjo do Parque Eólico desejado, de modo a maximizar o desempenho.

3. Dados empregados
Fez-se uso de dados de relevo da locação escolhida em formato .map, uma série temporal do recurso eólico (primeiramente em formato .dat, posteriormente convertido em .tab, formato compatível com a ferramenta WAsP e seu recurso OWC Wizard ) e a curva de potência da turbina escolhida, a V90 de 2MW da fabricante dinamarquesa Vestas.

4. Resultados
Primeiramente, procurou-se os setores em que havia maior densidade de potência, frequência do recurso eólico e velocidade média, sendo os principais os de números 8(210º) e 9(240º). Coincidentemente, eram setores vizinhos que possibilitavam arranjos sem que se esperassem grandes perdas devido à turbulência causada por outros aerogeradores do parque. Desta forma, partiu-se á análise do RIX e de sua comparação á produção anual de energia em cada um desses setores principais escolhidos.
Entretanto, por uma confusão e descuido ao contar os setores na Rosa dos Ventos, tomou-se como setor predominante de direção dos

Relacionados

  • Geoprocessamento como ferramenta de planjeamento em energia eolica
    16000 palavras | 64 páginas
  • APOSTILA TERMINAIS DE TRANSPORTE E CARGA
    18012 palavras | 73 páginas
  • Planejamento
    17692 palavras | 71 páginas