Microgeração de eenergia fotovoltaica

12699 palavras 51 páginas
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Tecnologia e Gestão

Projecto de Auditoria Energética I & II Relatório Final Igor Afonso Esteves

Viana do Castelo

2011 Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Tecnologia e Gestão

Projecto de Auditoria Energética I & II Relatório Final Igor Afonso Esteves

Orientador: Prof. Paulo Costa
Relatório de projecto de fim de curso, realizado na empresa paResidel, S.A., apresentado na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, no âmbito da UC de Projecto de Auditoria Energética, como parte dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Engenharia de Sistemas de Energias Renováveis.

Viana do Castelo 2011

“O começo de todas as ciência é o espanto de as coisas serem o que são.” Aristóteles

Sumário:
Numa primeira parte, o presente trabalho prende-se com o aproveitamento energético do biogás e tudo o que o envolve – produção, geração de energia eléctrica, inserção na rede. Procurou-se também perceber de que forma se faz a extracção e preparação do biogás bem como se processa a manutenção do aterro e grupo motorgerador. São explorados diversos aspectos técnicos da maquinaria instalada nos aterros e descrições da resolução de problemas que iam surgindo ao longo do estágio. É também abordado o aspecto teórico do dimensionamento de um motor a partir dos dados providenciados por um software. Na sua parcela final, associado de uma mudança de área, este trabalho foca-se no aspecto mais burocrático da elaboração de propostas para concursos públicos.

iii

Índice de Conteúdo
PARTE I ......................................................................................................................................... iii 1. 2. Biogás ................................................................................................................................. 2 Origem do Biogás

Relacionados