Microfone e altifalante

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1164 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice


Introdução ……………………………………………………….. 3

I – Microfone

1. Como funciona?
a) Microfones a carvão ………………………………………. 4
b) Microfones de indução ……………………………………. 5
c) Microfone de condensador ………………………………. 6


II – Altifalante

1. Classificação dos altifalantes …………………………… 7
2. Como funciona? ……………………………………………. 8


Conclusão ………………………………………………………….. 9Bibliografia ……………………………………………………….. 10


















Introdução


Actualmente, existem diversos meios de comunicação que permitem esta a curtas distâncias. É o exemplo do microfone e do altifalante. Estes funcionam com base em fenómenos electromagnéticos, uma vez que envolvem campos magnéticos e campos eléctricos.
O desenvolvimento do microfone foi muito importante para osurgimento de outras invenções nos anos posteriores, como o rádio e a televisão, por exemplo. Além disso, a invenção do microfone foi extremamente necessária nas guerras e nos combates, para transmitir e receber mensagens. É muito provável que sem o microfone, a popularização das bandas e conjuntos musicais seriam inexistentes.
Os primeiros altifalantes foram feitos adaptando trompasacústicas de gramofones a auscultadores de telefone. As trompas acústicas tornavam o som mais intenso, permitindo  assim que mais do que uma pessoa escutasse.
















I – Microfone

Um microfone é um dispositivo utilizado para transformar os sinais sonoros (energia mecânica) em sinais eléctricos (energia eléctrica). É constituído por um íman, uma bobina ou espira e umamembrana ou diafragma oscilante. Os microfones são utilizados em muitas aplicações, como por exemplo no telefone, nos aparelhos auditivos e ainda na transmissão da rádio e da televisão.
Existem vários tipos de microfones: a carvão, os de indução, de fita, a condensador e a cristal. Contudo, os mais relevantes são apenas os de indução e os de condensador.



1. Como funciona?

a) Microfonesa carvão


Nos microfones mais antigos, os que utilizavam carvão, as variações de pressão do ar atingem o pó de carvão, comprimindo-o e descomprimindo-o. Este pó de carvão faz parte de um circuito eléctrico que inclui uma fonte de energia eléctrica. A compressão aproxima os grãos de carvão, diminuindo a resistência eléctrica no circuito. Desta forma, a corrente eléctrica varia de intensidadecom o mesmo ritmo das alterações de pressão do ar.



[pic]
Fig. 1 – Microfone a carvão.







b) Microfones de indução


Quando o som atinge a membrana, esta entra em oscilação (vibração) devido às variações de pressão provocadas pela onda sonora. A bobina passa então a oscilar com a mesma frequência realizando um movimento de “vaivém” (aproxima-se e afasta – se doíman) *, provocando assim uma variação de fluxo magnético. Essa variação de fluxo magnético cria uma força electromotriz dando origem a uma corrente eléctrica. Esta corrente é alternada e apresenta as mesmas características do som original.
 
 
 *   Quanto maiores forem os deslocamentos da bobina, maior será o módulo da força electromotriz induzida.


[pic]
Fig. 2 – Microfone de indução.[pic]
Fig. 3 – Microfone de indução.
c) Microfones de condensador

Os microfones que usam um condensador consistem numa placa, fixada muito próximo do diafragma. Entre a placa e o condensador é mantida uma carga eléctrica polarizada, para que, quando o diafragma se move sob influência das ondas sonoras, a voltagem entre este e a placa varie da mesma forma. Neste momento, na maioriados microfones de condensador, a polarização é obtida por um eléctrodo e uma camada pré-polarizada localizada na placa ou atrás do próprio diafragma. Os microfones profissionais usam geralmente polarização externa. Todos os microfones do tipo condensador possuem um pré-amplificador localizado perto do diafragma.

[pic]
Fig.4 – Constituição de um microfone de condensador.






[pic]...
tracking img