Microfoaçao

3347 palavras 14 páginas
Seleção de Microfones e posicionamento
Talvez você possua um belo arsenal de equipamentos a sua disposição ou você tenha instalado um novo programa de gravação que não pode esperar para ser testado.
Porém uma coisa é certa, capturar um som corretamente e com qualidade ajudará em muito durante todo o processo além de proporcionar o som que você deseja, pensando desta forma falaremos algo do dia a dia dos engenheiros: a escolha do microfone.
Selecionando o microfone
Por conta do microfone ser uma parte do equipamento que fica muito próxima a fonte sonora, selecionar o microfone certo fará toda a diferença. Existem dois tipos de microfone a serem considerados:
1) Microfone dinâmico – Se você assistir a um espetáculo de música ao vivo ou pedir para um estranho desenhar um microfone é quase certo que verá a forma de um microfone dinâmico. As vantagens dos microfones dinâmicos são o baixo custo, alta durabilidade e não necessidade de fonte de força externa.
O elemento central consiste num diafragma de filme plástico conectado a uma bobina de fio que é suspensa num campo magnético permanente. Uma vez que o som bate no diafragma, todo o conjunto move-se para criar uma pequena corrente elétrica. Este design ineficiente leva a uma falta de detalhamento nas frequências. Com fontes sonoras mais baixas estes microfones necessitarão de muita amplificação, o que pode adicionar ruído ao sinal.
NOTA: Microfones dinâmicos são muito bons em estúdio para a gravação de fontes sonoras com alta pressão (SPL- Sound Pressure Level), como amplificadores de baixo e guitarra. São uma ótima opção para as peças da bateria.
Outro tipo de microfone dinâmico é o de fita que diferente do dinâmico tradicional usa um fita metálica bem fina em vez da bobina de fio, suspensa num campo magnético. Isto proporciona um som mais suave, detalhado estes microfones são um pouco mais caros e frágeis.
2) Microfone condensador – Você percebe que os vocais gravados em estúdio tem um detalhamento tão

Relacionados