Microfisica do pode de michael foucault

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (786 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal do Ceará
Estudo do Livro Microfísica do Poder
Michael Foucault.
______________________________________________________________________

Sobre a prisão.
O capítulo propunhaalgumas idéias de Michael Foucault sobre os espaços de disciplinamento como hospitais psiquiátricos e prisões, e sobre se haviam sido feitos alguns estudos sobre a organização, o foco, e como semantinham as relações de funcionamento e poder dentro destes espaços. E foi dentro destas análises que fora percebido pela economia do poder que seria bem mais vantajoso vigiar do que punir foi um períodode formação deste novo olhar sobre como manter o poder.
.: Minha hipótese é que a prisão esteve, desde sua origem, ligada a um projeto de transformação dos indivíduos. Habitualmente se acredita que aprisão era uma espécie de depósito de criminosos, depósito cujos inconvenientes se teriam constatado por seu funcionamento, de tal forma que se teria dito ser necessário reformar as prisões, fazerdelas um instrumento de transformação dos indivíduos. Isto não é verdade: os textos, os programas, as declarações de intenção estão aí para mostrar. Desde o começo a prisão devia ser um instrumento tãoaperfeiçoado quando a escola, a caserna ou o hospital, e agir com precisão sobre os indivíduos. O fracasso foi imediato e registrado quase ao mesmo tempo em que o próprio projeto.
Foucault nestaafirmação mostra a realidade já bem antiga do fracasso das prisões que deveriam ser instituições disciplinares tão bem fundamentadas quanto qualquer uma outra, que porem fracassaram tão rápido quanto seusurgimento. E dentro da sua realidade só fazia mesmo era formar novos criminosos e não ressocializa-los que seria seu objetivo.

Sobre o corpo
O corpo é tido como algo pessoal de si, mas o estadopercebeu que dentro das pessoalidades do corpo haviam atitudes que poderiam ferir a moral da sociedade de alguma forma, ou mesmo que este poderia ser utilizado em prol dele mesmo, como soldados que...
tracking img