Microexpressões no Ramo do Direito

1061 palavras 5 páginas
Microexpressões no Ramo do Direito Antes de adentrarmos nas vias de fato, em relação ao Tema "Microexpressões no Ramo do Direito", devemos entender do que se trata esse termo.
As Microexpressões podemos defini-las como expressões faciais rápidas e involuntárias, bem como foi bem expressado na série televisiva americana, denominada "Lie to Me" (Minta para Mim).
Normalmente essas microexpressões ocorrem quando a pessoa tenta ocultar ou reprimir determinadas emoções estando em situações de alta tensão ou estresses constantes. Como por exemplo em interrogatórios, entrevistas de emprego, situações embaraçosas, entre outras.
Conforme foi exposto acima, no Ramo do Direito não é diferente. Um advogado por exemplo, está constantemente em situações de alta tensão ou estresses, onde utiliza-se das microexpressões, seja em audiência, seja conversando com seu cliente, ou em qualquer outra situação de atuação na área Jurídica, é levado a omitir ou conter informações afim de conseguir o que enseja no determinado momento.
Entretanto, são poucas as pessoas que conseguem atingir sucesso ao fingir ou tentar esconder as microexpressões, pois é complicado tentar controlar determinados músculos faciais no intuito de impedir a sua percepção por outros.
Na série americana, Lie to Me, que foi antes mencionada, tem como personagem principal o Dr. Cal Lightman (interpretado pelo ator Tim Roth), que é auxiliado por sua parceira Dra. Gillian Foster (Kelli Williams), que juntos detectam fraudes, observando a linguagem corporal e as Micro expressões faciais, e usam esse talento para assistenciar na obediência das leis com a ajuda do seu grupo de pesquisadores e psicólogos. Seguindo a ideia da série americana, podemos utilizar-se não só das microexpressões mas sim da linguagem corporal, que é uma forma de comunicação não-verbal que abrange principalmente os gestos e as posturas das pessoas. Com esse intuito, dentro do Ramo do Direito, podemos identificar se uma pessoa está falando a

Relacionados

  • juridica
    3674 palavras | 15 páginas
  • BAIXANDO A GUARDA, LEVANTANDO A GUARDA: UM ESTUDO SOBRE AS DEFESAS CONTRA A VIOLÊNCIA ENTRE MOTORISTAS DE TÁXI EM SALVADOR
    68762 palavras | 276 páginas
  • Inteligencia emocional
    28150 palavras | 113 páginas
  • LIVRO DE PSICOLOGIA EVOLUCIONISTA
    168516 palavras | 675 páginas