Microestrutura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2644 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice

Introdução 2
Bombas 2
Características do Comportamento das Bombas 3
Altura de Sucção Positiva Líquida8
Características do Sistema Hidráulico e Seleção de Bombas 11
Gráficos dos resultados dos experimentos realizados em aula 14
Conclusão 15
Fontes16

Introdução
Bombas
Uma bomba é constituída por duas partes principais: um impelidor e um tubo coletor ou carcaça. O impelidor impõe um movimento giratório ao líquido. A carcaça direciona o líquido para a região do impelidor e transporta-o para fora sob uma pressão mais alta. A Figura 1 mostra uma bomba de fluxo radial(bomba centrífuga) típica de sucção única. O impelidor é instalado em um eixo e é frequentemente acionado por um motor elétrico. A carcaça inclui os bocais de sucção e descarga e aloja também o conjunto impelidor. A parte da carcaça que circunda o impelidor é chamada voluta. O líquido entre via bocal de sucção para o olho do impelidor e viaja ao longo da cobertura, desenvolvendo um movimentorotativo devido às pás do impelidor. Ele deixa o alojamento da voluta perifericamente a uma pressão mais alta através do bocal de descarga. Alguns impelidores de sucção única são abertos, com a cobertura frontal removida. Impelidores de sucção dupla têm o líquido, que entra por ambos os lados.

Numa bomba de fluxo radial, as pás do impelidor são geralmente curvadas para trás e o impelidor érelativamente estreito. À medida que o impelidor se torna mais largo, as pás têm curvatura dupla, entortando-se na extremidade de sucção. Tais bombas transportam líquidos gerando aumento de pressão menor que as bombas de fluxo radial e são chamadas de bombas de fluxo misto. No extremo oposto ao da bomba de fluxo radial está a bomba de fluxo axial, que é caracterizada pelo escoamento que entra e deixa aregião do impelidor axialmente, paralelamente à direção do eixo. Tipicamente, uma bomba de fluxo axial fornece o líquido com um acréscimo de pressão relativamente baixo. Para as bombas de fluxo axial e algumas bombas de fluxo misto, os impelidores são abertos, isto é, não há cobertura em volta deles. Vários tipos de impelidores são mostrados na Fig. 2.

A bomba centrífuga e é a bomba maisutilizada atualmente. A variedade de bombas centrífugas comercialmente disponíveis é imensa, porém os princípios básicos de funcionamento de todas elas são os mesmos.
Características do Comportamento das Bombas
Na prática, a potência transferida ao eixo (rotor) e a taxa de variação da energia do fluido não são iguais. A transferência de energia entre o rotor e o fluido causa perdas por efeitosviscosos, desvios de escoamento uniforme e desvios de direção do fluxo em relação aos ângulos das pás. A transformação de energia cinética em aumento de pressão pela dispersão do fluido numa carcaça (invólucro fixo) introduz mais perdas. Dissipação de energia ocorre em selos e mancais e no atrito do fluido entre o rotor e a carcaça. A aplicação da Primeira Lei da Termodinâmica ao volume de controleenvolvendo o rotor mostra que essas perdas na energia mecânica são conversões irreversíveis de energia mecânica em energia térmica. Essa energia térmica aparece ou sob a forma de energia interna na corrente de fluido ou como calor transferido para o ambiente.
Por causa dessas perdas, a potência real entregue ao fluido por uma bomba é menor do que a prevista pela equação da quantidade de movimento...
tracking img