Microeconomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5414 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TEORIA DA PRODUÇÃO E DOS CUSTOS
Exercício 1 O departamento de produção da RECICLA estima que o processo de produção de pasta para papel desta empresa seja descrito pela função de produção: Q = 5,25 K2 L + 4,5 K L2 - L3, onde Q = toneladas de pasta de papel por período de tempo; L = unidades de factor trabalho por período de tempo e K= unidades de factor capital por período de tempo. A dimensãoactual da empresa é definida por K= 2 unidades. a) Determine a expressão analítica da Produtividade Total (PTL), Produtividade Média (PMdL) e Produtividade Marginal (PMgL) do factor variável. a-1) Proceda à sua representação gráfica. a-2) Proceda à leitura geométrica da PMdL e da PMgL a partir da curva de PTL, quando se utlizam 4,5 unidades de factor variável por período de tempo. a-3) Para a mesmaquantidade de factor variável, determine graficamente, a partir das curvas de PMdL e PMgL, a PTL. b) Relacione o comportamento das curvas de Produtividade Total, Produtividade Média e Produtividade Marginal do factor variável. c) Examine a sensibilidade do produto total quando, tudo o mais constante, a utilização do factor variável passa de 3 para 4,5 unidades de factor variável por período detempo. d) Estabeleça as relações entre elasticidade do produto total, PMdL e PMgL. e) Explique a partir de que valor de L começa a actuar a lei dos rendimentos decrescentes e como é que ela se reflecte sobre o comportamento da Produtividade Total. f) Com a actual dimensão, para que volume de produção é que o factor variável está a ser usado com a máxima eficiência técnica possível.

g) Qual é acapacidade máxima de produção de pasta para papel que esta empresa possui? Que conclui, nesse caso, quanto à eficiência com que se está a utilizar o factor fixo? h) Indique os limites dos estágios de produção (em termos de quantidades de factor variável e do volume de produção) e explique os critérios que estão na base dessa delimitação, bem como em qual deles se deve a empresa se situar. Determineo comportamento da elasticidade do produto total para cada estágio. i) Determine os valores de L que delimitam a Zona de Eficiência Técnica e calcule os valores de Q correspondentes. Justifique a sua resposta.

Exercício 21

Tendo a empresa "Calce aqui Calça melhor" feito uma estimativa da sua função de produção, determinou a expressão: X = L2 K − L3 em que: K e L são factores de produção X éo número de pares de sapatos produzidos em determinado período. Sabendo que a empresa se encontra a produzir na dimensão K= 18: a) Determine a expressão analítica da Produtividade Total (PTL), Produtividade Média (PMdL) e Produtividade Marginal (PMgL) do factor L.

b) Represente graficamente as funções mencionadas acompanhado do respectivo estudo (zeros e andamento). c) Faça a leiturageométrica da PMdL e PMgL a partir do gráfico da PTL.

d) Estabeleça as relações entre as funções PTL, PMdL e PMgL. e) A partir de que nível de utilização do factor variável L se começa a verificar a lei das Produtividades Marginais Decrescentes ? Justifique. Explique as razões do decrescimento da PMgL. Qual o volume de produção para o qual é máxima a produtividade média do factor fixo.

f)

g)Caracterize os estágios de produção e indique em qual deles é que o empresário racional se situará. h) Quais serão as alternativas abertas à empresa se a quantidade procurada do produto for, por exemplo, de 75 unidades? i) Defina e calcule a expressão analítica da elasticidade do produto total. Qual o seu significado económico? Estabeleça as relações entre elasticidade do produto total, PMdL e PMgL.Faça nova leitura dos três estágios de produção à luz da elasticidade do produto total. Terá aderência à realidade esta função PTL, nomeadamente quanto ao início da lei das produtividades marginais decrescentes? Exemplifique.

j)

l)

1

BARBOT, Cristina et alii (1997, 2ª edição), Microeconomia ,Lisboa, McGraw-Hill, Exercício 2.1,

pp. 17-20

Exercício 32 Suponha que a produção de um...
tracking img