Microeconomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (488 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Em seu conceito recente, a “economia criativa”, referida na obra “The Creative Economy” de John Howkins, jornalista especializado na área de negócios, é um conjunto de atividades mercadológicasprovenientes da capacidade criativa e imaginativa dos indivíduos que possibilita a geração de soluções e produtos em determinadas áreas obtendo valor econômico.
A economia criativa está diretamenterelacionada com a criação, planejamento, produção, distribuição e divulgação de produtos e serviços tendo como base de origem o capital intelectual, a criatividade, nível de conhecimento e recursosmateriais disponibilizados.

O conceito de John Howkins foi difundido a partir de sua obra publicada em 2001. Essas atividades criativas podem , se forem bem coordenadas com preparo e habilidade, gerarempregos, riquezas e ambiente favorável para o negócio. Segundo pesquisadores, apesar das ideias definidas por Howkins, esse conceito já existiria no início da década de 90, principalmente nos setores daindústria cultural e das comunicações.

No final do século XX, começaram a perceber que as áreas criativas (setores culturais como as artes, invenção de novos produtos e serviços) estava em plenocrescimento contribuindo positivamente com o posicionamento da imagem das empresas e marcas, e ampliando as possibilidades de mercado.

Considerando a era dos serviços, em detrimento dos produtosfísicos, do aumento da demanda por produtos intangíveis como softwares, websites, música, conteúdo literário e visual para suportes físicos (papel) e virtuais, começou-se a compreender que o século XXIseria o século do conhecimento e do mercado das ideias.

Em suma, a economia criativa é composta por áreas da economia que tem como base a inventabilidade individual de criar produtos e serviços quetenham impacto positivo na sociedade de consumo e gerem renda e lucros para a empresa ou para o empreendedor. A economia das ideias tem sido um dos principais caminhos para a manutenção de mercados...
tracking img