Microeconomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (693 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Bens complementares –
Quando o preço de um aumenta, a procura do outro diminui. Ex.: A impressora a tinta e o cartucho são bens complementares.
Um bem coplementar é um bem que deve ser consumidocom outro bem. Isto significa que, se os bens A e B forem complementares, um aumento no consumo do bem A resulta num aumento do consumo do bem B. A Um exemplo de bens complementares é o do pão com ofiambre. Se o preço do fiambre baixar, para além de haver um aumento da quantidade consumida de fiambre, também haverá um aumento da quantidade consumida de pão, uma vez que os dois são frequentementeoferecidos em conjunto.
Bem Neutro
Um bem é neutro se o consumidor não se importar com ele nem de um jeito nem de outro.
Entre outros e variados aspetos, a microeconomia tem como alvo o estudo docomportamento e respetivas determinantes da oferta e da procura de bens e serviços num determinado mercado.
Concretamente do lado da procura, são normalmente considerados como principais determinantesdo seu comportamento os seguintes: nível de rendimento, gostos dos consumidores, preços dos substitutos e dos complementares e expectativas relativamente a níveis de rendimento e preços futuros.
Ainfluência dos gostos dos consumidores no seu comportamento de procura é óbvia, na medida em que são variáveis de consumidor para consumidor, bem como ao longo do tempo. Assim, fatores psicológicos,culturais, sociais, etc., influenciam diretamente a procura de bens e serviços.
Os preços de bens substitutos (que possam portanto substituir o consumo de outros bens) ou complementares (em que exista umelo de ligação forte entre dois bens, de tal forma que o consumo de um implique o consumo do outro e vice-versa) são também um fator a ter em conta na análise do comportamento da procura. De facto,para bens substitutos, é de esperar, por exemplo, que um aumento do preço de um deles implique a diminuição da sua procura e o aumento da quantidade procurada do outro. Paralelamente, para dois bens...
tracking img