Microeconomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3251 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
DISCIPLINA: MICROECONOMIA

ELLEN CAROLINE FERREIRA FURTADO
LÍCIA FERNANDA DE SOUSA SANTOS
QUÉZIA FERNANDA MARTINS FRANÇA
RAISSA CRISTINA PADILHA SILVA
THAMIRIS NASCIMENTO COSTA

ORGANIZAÇÃO DO MERCADO E MECANISMO DE FORMAÇÃO DOS PREÇOS: MERCADO SOB CONDIÇÕES DE CONCORRÊNCIA PERFEITA

São Luís
2012
ELLEN CAROLINEFERREIRA FURTADO
LÍCIA FERNANDA DE SOUSA SANTOS
QUÉZIA FERNANDA MARTINS FRANÇA
RAISSA CRISTINA PADILHA SILVA
THAMIRIS NASCIMENTO COSTA

ORGANIZAÇÃO DO MERCADO E MECANISMO DE FORMAÇÃO DOS PREÇOS: MERCADO SOB CONDIÇÕES DE CONCORRÊNCIA PERFEITA
Trabalho apresentado para a obtenção da terceira nota da disciplina Microeconomia, ministrada pelo professor Francisco Matos.

São Luís
2012INTRODUÇÃO

A análise do modelo de concorrência perfeita é de fundamental importância para compreender o mecanismo de formação de preços apresentados nas demais estruturas de mercado. Por ser extremamente simples, permite que as situações de equilíbrio sejam atingidas sem nenhum tipo de restrições, em um sistema econômico que funciona perfeitamente a contento. O funcionamento efetivo de um modelodesse tipo leva a economia sempre a uma situação ótima, e dessa forma, reflete essencialmente um regime de mercado ideal.

CONCEITOS E CARACTERÍSTICAS

A concorrência perfeita pode ser conceituada como sendo um regime de mercado no qual grande número de vendedores, de hábitos perfeitamente maleáveis, defronta-se com grande número de compradores, de hábitos também perfeitamente maleáveis,realizando transações de compra e venda de produtos ou serviços, não havendo por parte de nenhum deles a possibilidade de condução do mercado. Hábitos perfeitamente maleáveis são aqueles que fazem com que os agentes do mercado se adaptem facilmente às alterações ocorridas no preço.
As características do modelo de concorrência perfeita são as seguintes:
Princípios de Atomização: significam que omercado concorrencial perfeito é constituído de um número muito grande de agentes, vendedores e compradores, todos eles de porte muito pequeno quando considerados individualmente, de tal forma que as compras e vendas realizadas por cada um deles são insignificantes quando comparadas com o volume total de transações efetuadas no mercado. Esses agentes são simplesmente tomadores de preços e,consequentemente, ajustadores das quantidades que individualmente transacionarão, assim o mercado concorrencial é perfeitamente despersonalizado.
Homogeneidade dos Produtos: significam que os produtos ou serviços transacionados no mercado são substitutos perfeitos entre si, ou seja, que são absolutamente iguais, independentemente de quem os produza. Assim, produtos ou serviços homogêneos significamprodutos ou serviços idênticos.
Principio de Indiferença: Decorre da homogeneidade dos produtos e serviços com sentido de identidade. Assim todos os agentes do mercado conhecem perfeitamente a natureza do produto ou serviço, assim como preço de mercado.
Transparência do mercado: Todos os agentes têm perfeitas e completas informações do mercado, inclusive perfeitas previsões do futuro. Assim todas asinformações sobre as preferências dos consumidores são acessíveis por todos os agentes presentes no mercado.
Livre Mobilidade dos agentes, produtos e recursos produtivos: Dentro de uma perspectiva de longo prazo, não existe restrição quanto à movimentação dos agentes, podendo eles entrar ou sair livremente do mercado sempre na procura da melhor situação possível e objetivando aperfeiçoar osresultados.
Divisibilidade perfeita dos Produtos e dos Fatores de Produção: A possibilidade do desfrute de idênticas oportunidades a todos os agentes econômicos presentes no mercado torna indispensável à perfeita e total divisibilidade dos produtos e dos fatores de produção.
Inexistência de forças coercivas externas: Nenhuma interferência externa, como, por exemplo, decisões governamentais onde...
tracking img