Microeconomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (951 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1) Os economistas usam frequentemente o conceito de “modelo”. Sabe distinguir um ‘modelo’ de uma ‘teoria’?
R: Sim, utilizamos a teoria para tentar explicar como as unidades econômicas se comportam eprever qual comportamento ocorrerá no futuro, já o modelo é uma representação matemática de uma empresa, um mercado ou alguma outra entidade, que utilizamos com base na teoria econômica.

2) Definamodelo e teoria econômica.
R: Modelo – Um modelo é uma representação matemática de uma empresa, um mercado ou alguma outra entidade com base na teoria econômica. Um modelo poderia ser desenvolvidocomo exemplo, para prever quanto deverá variar o nível de produção em uma empresa, diante de uma queda de 10% no preço de suas matérias primas.
Teoria – são desenvolvidas para explicar fenômenosobservados em termos de um conjunto de regras básicas e premissas, como a teoria da empresa, que parte de uma premissa simples que é a maximização dos lucros. Nenhuma teoria é perfeitamente correta e devemser continuamente testadas por meio da observação. Na avaliação de uma teoria é importante ter em mente que ela é invariavelmente imperfeita.

3) Na sua opinião para que o homo economicus sejaútil é necessário que expresse de forma mais realista o homem da economia?
R: O homem economico surgiu nas teorias economicas no século XIX e inícios do século XX. O homo economicus, ou "homemeconómico", é o conceito segundo o qual o homem é um ser racional, perfeitamente informado e centrado em si próprio, um ser que deseja riqueza, evita trabalho desnecessário e tem a capacidade de decidir de formaa atingir esses objetivos. O homem economico é, portanto, um ser idealizado, utilizado em muitas teorias economicas. Com isso para que o homo economicus seja útil, é necessário que expresse de formamais realista o homem da economia.

4) Comente a seguinte afirmação radical: não existe “um” homem da economia, o que existe é “um” homem como um todo, indivisível.
R: Esta afirmação indica que...
tracking img