Microeconomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2352 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MICROECONOMIA
A Microeconomia procura explicar as leis que regem o comportamento econômico de consumidores, de produtores e de mercados. Para isso, selecionam-se os fatores mais importantes, entre os inúmeros capazes de influenciar um fenômeno, e passa a considerar constantes as variáveis secundárias. Por exemplo, no estudo da fixação dos preços de determinado produto de uma empresa, avalia-seapenas o choque entre oferta e demanda. Por isso, uma das questões fundamentais da Microeconomia é a escolha das variáveis que serão utilizadas no estudo de determinado fenômeno.
O conhecimento da Teoria do Preço, é indispensável a quem quer e deseja aprofundar-se no conhecimento de como funciona o setor privado da Economia. Para tanto, abrange um diverso universo teórico, onde se desdobra emvárias teorias: Teoria do Consumidor; Teoria da Produção e dos custos produtivos e Teoria do Bem-estar.
Com a articulação dessas ramificações teóricas, seriam envolvidas todas as funções essenciais que se realizam no interior de um sistema econômico. E todo esse aparato teórico, embora por vezes divorciado da realidade, teria a finalidade essencial de demonstrar a viabilidade da organização econômicaliberal: desde que o sistema de preços pudesse operar livremente, a eficiência e o equilíbrio seriam alcançados automaticamente.
A Microeconomia pode ainda ser aplicada à política econômica, exatamente para analisar as ações do governo quando elas influenciam a economia. Devemos ser capazes de estudar as políticas do governo que afetam os preços dos bens e os salários, por exemplo, e ver comoessas políticas afetam a alocação de recursos. A Microeconomia nos habilita a fazer previsões condicionais nesse tempo.
A Microeconomia também pode ser empregada para examinar as condições de bem-estar econômico, isto é, para examinar as satisfações subjetivas que os indivíduos derivam do consumo de bens e serviços e do lazer, e portanto, pode ser utilizada por empresas comerciais. Os métodosanalíticos desenvolvidos a partir de um estudo Microeconômico podem e estão sendo empregados na formulação da decisão administrativa. Tais métodos são os desenvolvidos na análise de custo e procura.
Análise De Modelos
Fins e metas
O processo combinado de produção e troca gera um conjunto de recursos distribuídos entre os homens.
Os recursos são transformados em bens econômicos e os bens econômicossão distribuídos entre os agentes responsáveis pela produção.
• Distribuição de recursos
• Distribuição de bens econômicos
Metas dos agentes: comportamento individual dos agentes
• Consumidor – maximizar sua satisfação
• Produtor – maximizar o lucro
Mesmo com metas conflitantes, todos os agentes participam e são os responsáveis pela produção de bens e serviços econômicos.
O comportamentomaximizante independente de cada agente econômico resulta na maximização do bem-estar da sociedade ?
• Adam Smith afirma que sim. Teoria da mão invisível. Visão atomística.
Problema: existem agentes muito grandes, que não podem ser considerados átomos. Ganham às custas de perdas de agentes menores.
MICROECONOMIA é a análise do equilíbrio e a análise das mudanças entre equilíbrios no mercado.Walras: “tudo é relacionado com todo o resto”.
Fergusson: “NÃO SE PODE DIZER O QUE ACONTECERÁ QUANDO HOUVER ALGUMA MUDANÇA NA ECONOMIA”.
As respostas dadas pelos modelos e análises SÃO APROXIMADAMENTE CORRETAS!
Marshal afirma que TUDO DEPENDE DE TUDO O MAIS, PORÉM MUITAS COISAS DEPENDEM ESSENCIALMENTE DE APENAS POUCAS OUTRAS COISAS”.
CETERIS PARIBUS [TUDO O MAIS CONSTANTE!]
A condição coeterisparibus permite isolar variáveis e condicionar análises de variáveis intrinsecamente relacionadas.
A partir do isolamento das variáveis condicionadas e interdependentes podemos criar, ou comprovar, a existência deLEIS ECONÔMICAS.
A sugestão é que ignoremos a interdependência geral e nos concentremos na interdependência próxima de umas poucas variáveis.
TEORIA DA DEMANDA
A demanda é a...
tracking img