Microeconomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1163 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Questão 1

Qual o papel dos preços relativos na analise microeconômica?

Os preços relativos têm papel fundamental, pois a escolha dos agentes econômicos é baseada nas diferenças de preços dos bens (os preços relativos entre os diferentes bens e serviços) e não nos preços absolutos. Sendo aos preços relativos à relação estabelecida entre pares de preços importantes em uma economia com afinalidade de avaliar sua evolução no tempo. Assim, sua importância se da no intuito de verificar como uma criação dos preços dos bens tende a afetar o consumo dos mesmos pelas famílias ou, com esta variação o quanto de um bem a família deixa de consumir para consumir de outro bem. Na análise microeconômica, são mais relevantes os preços relativos, do que os preços absolutos das mercadorias. Pois mesmoque não ocorra alteração no preço absoluto de um dado bem x, seu preço relativo sofre alteração se, pré, dado que o bem a sua volta modifique seu preço. O preço absoluto é a quantidade de moeda necessária para se obter uma unidade de um bem, ou seja, é o valor expresso em moeda. O preço relativo exige que se considere dois preços absolutos, uma vez que é definido como um quociente. Assim, P1 e P2designam os preços absolutos dos bens 1 e 2, respectivamente. P1/P2 é o preço relativo do bem 1 expresso em unidades do bem 2. Ou seja, é a quantidade de unidades do bem 2 a pagar por cada unidade do bem


Exemplo: Uma balinha custa R$0,05
Uma pirulito custa R$0,20
Esse é o preço absoluto dos dois produtos.

Um pirulito custa 4 balinhas.
Esse é o preço relativo.

Quando você relacionaum produto a outro.

QUESTÃO 02



O estabelecimento comercial pode ser conceituado sob duas óticas: a economia e a jurídica. Explique cada uma delas.

Para a Economia, empresa ou estabelecimento comercial é a combinação dos fatores de produção: capital, trabalho, terra e tecnologia, de tal modo organizado para se obter o maior volume possível de produção ou de serviços ao menor custo.Para a doutrina jurídica, reconhece-se o estabelecimento como uma universalidade de direito, incluindo-se na atividade econômica um complexo de relações jurídicas entre o empresário e a empresa.



O empresário é, assim, o sujeito da atividade econômica, e o objeto é constituído pelo estabelecimento, que é o complexo de bens corpóreos e incorpóreos utilizados no processo produtivo. A empresa,nesse contexto, é o complexo de relações jurídicas que unem o sujeito ao objeto da atividade econômica.



QUESTÃO 03



No raciocínio econômico, qual a importância da hipótese do coeteris paribus?



Para analisar um mercado específico, a Microeconomia se vale da hipótese de que “tudo o mais permanece constante” (em latim coeteris paribus). O foco de estudo é dirigido apenas àquelemercado, analisando-se o papel que a oferta e a demanda nele exercem, supondo que outras variáveis interfiram muito pouco, ou que não interfiram de maneira absoluta.



Assim, torna-se possível o estudo de um determinado mercado selecionando-se apenas as variáveis que influenciamos agentes econômicos – consumidores e produtores – nesse particular mercado,independentemente de outros fatores,que estão em outros mercados, poderem influenciá-los.



Adotando a hipótese do (coeteris Paribus), torna-se possível o estudo de determinado mercado, silenciando-se apenas as variáveis que influenciam os agentes econômicos consumidores particular mercado, impedimento de outros fatores, que estão em outros mercados, podem influenciá-los. Deve-se salientar que, se a teoriamicroeconômica não é um manual de técnicas para a tomada de decisão do dia a dia, mesmo assim ela representa uma ferramenta útil para estabelecer políticas e estratégias, dentro de um horizonte de planejamento, tanto para empresas como para políticas econômicas. A análise pode começar com um simples modelo que propõe uma hipótese de uma variável a ser explicada por outra variável. Com frequência uma...
tracking img