Microeconomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2299 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

No decorrer deste trabalho veremos a descrição da função da microeconomia, seus conceitos básicos, quais os tipos de problema que são tratados por ela e as várias soluções que ela pode oferecer. A explicação do que é um mercado, de que maneira podemos medir o preço de mercado, o que são mercados competitivos, como determinam preços e quantidades de mercadorias. Iremos ver umamaneira de apreciar a relevância da ciência econômica, começando pelo básico, com análise da oferta e demanda, demonstraremos como essa análise pode ser utilizada para determinar os efeitos das variações das condições de mercado, o que são curvas da oferta e curva de demanda. Quando podemos empregar o modelo da oferta e da demanda.
Veremos também que quanto mais desenvolvida é uma economia, mais ativoé o seu mercado de capitais, onde terá uma explicação do que é mercado de capitais, saber como e por que investir no mercado de ações. Contém também, conceitos básicos sobre o funcionamento das bolsas de valores.

MICROECONOMIA

A economia é dividida em dois ramos principais: microeconomia e macroeconomia. A microeconomia trata do comportamento das unidades econômicas individuais, taisunidades abrangem consumidores, trabalhadores, investidores, proprietários de terra, empresas. Nela encontramos esclarecimentos como os consumidores tomam decisões de compra e de que forma suas escolhas são influenciadas pelas variações de preços e rendas; explica de que maneira as empresas determinam o número de trabalhadores que contratarão e como os trabalhadores decidem onde e quanto trabalhar.
Amicroeconomia revela como os setores e os mercados operam e se desenvolvem, por que são diferentes entre si e como são influenciados por políticas governamentais e condições globais.
Já a macroeconomia trata das quantidades econômicas agregadas, como o nível e a taxa de crescimento do produto nacional, taxas de juros, desemprego e inflação.
Para entendermos como operam os mercados agregadosde bens e serviços, mão-de-obra e títulos de empresas, é necessário compreender a comportamento das empresas, dos consumidores, dos trabalhadores e dos investidores que os compõem. Dessa maneira, os macroeconomistas têm se preocupado cada vez mais com os fundamentos microeconômicos dos fenômenos econômicos agregados, e grande parte da macroeconomia é uma extensão da análise microeconômica.
Amicroeconomia em grande parte trata de limites, da renda limitada que os consumidores podem gastar em bens e serviços, de orçamentos e tecnologias limitadas que as empresas podem empregar para produzir bens, do número limitado de horas que os trabalhadores podem dedicar ao trabalho ou ao lazer. Ela descreve as relações de equilíbrio que consumidores, trabalhadores e empresas, encontram e mostra comoessas relações podem ser feitas da melhor maneira.

TEORIAS E MODELOS

Na economia, explicação e previsão baseiam-se em teorias. As teorias são desenvolvidas para explicar fenômenos observados em termos de um conjunto de regras básicas e premissas. A teoria da empresa começa com uma premissa simples – as empresas procuram maximizar seus lucros. A teoria utiliza essa suposição para explicarcomo as empresas determinam a quantidade de mão-de-obra, capital e matérias-primas que empregam na produção, assim como o volume produzido.
As teorias econômicas constituem também a base para previsões. Assim, a teoria da empresa nos diz se o nível de produção de uma empresa aumentará ou diminuirá em resposta da um aumento nos níveis salariais ou um decréscimo no preço das matérias-primas. Com aaplicação de técnicas estatísticas e econométricas, as teorias podem ser utilizadas para construir modelos a partir dos quais possam ser feitas previsões. Um modelo é uma representação matemática de uma empresa, um mercado ou alguma outra entidade, com base na teoria econômica.

ANÁLISES: POSITIVA E NORMATIVA

A microeconomia trata tanto de questões positivas quanto de normativas. As...
tracking img