Microeconomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 36 (8964 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Microeconomia – Aula 1

Os participantes (atores) da economia => Agentes Econômicos
Agentes Econômicos:
1- Família: pessoas físicas
2- Empresa: pessoas jurídicas
3- Governo: municípios, estados e União.
4- Resto do mundo: outros países
Fatores de Produção e conceito de Renda (Y):
Numa economia mais rudimentar (sem Governo e sem Resto do Mundo), a família é o agente que consomebens/serviços e que possui os fatores de produção. Já a empresa é o agente que produz bens/serviços e que utiliza os fatores de produção.
Fatores de Produção (Recursos Necessários à Produção):
1- Trabalho (mão-de-obra): esforço físico e mental para a produção de bens/serviços.
2- Capital: máquinas e equipamentos.
3- Terra: propriedade territorial.
Relacionamento entre Família e Empresa:

Para quehaja a produção de um bem/serviço, as empresas sempre precisam dos 3 fatores de produção. No entanto, as empresas não possuem tais fatores (eles são de propriedade do agente econômico família). Assim, a família tem que ceder à empresa o trabalho, o capital e a terra para que a produção seja feita. No entanto, sempre que uma pessoa cede o seu trabalho (seu esforço físico e mental) para uma empresa,ela recebe uma remuneração em troca chamada salário (ninguém trabalha de graça). Já, quando alguém empresta as suas máquinas para uma empresa, esta pessoa também recebe uma remuneração chamada em economia de lucro e juros. Além disso, por emprestar a terra (espaço de terra) para uma que uma empresa tenha onde produzir um bem/serviço, esta pessoa recebe uma remuneração chamada aluguel.
Ou seja,ao emprestar fatores de produção às empresas, as pessoas (família) recebem remunerações específicas em troca:
FATOR DE PRODUÇÃO REMUNERAÇÃO
1. Trabalho Salário
2. Capital (máquinas, equipamentos) Lucro e Juros
3. Terra (propriedade territorial) Aluguel

Em economia, a soma de todas as remunerações (salário, juros, lucro e aluguel) recebe o nome de Renda.
Com o dinheiro recebido (Renda) poremprestar os seus fatores de produção às empresas, as pessoas (família) compram bens/serviços produzidos nas empresas. Ou seja, vê-se que em economia, o dinheiro utilizado pela família para comprar bens/serviços (Gastos que a família pode fazer pela Renda que ela ganha) é igual ao valor das mercadorias/serviços que a família recebe nesta transação (Bens e Serviços). Ou seja, o valor do Produto(soma de todos os bens/serviços finais) é sempre igual ao valor da Renda (soma de todas as remunerações dos fatores de produção).
Em economia, sempre:
Produto = Renda.

Escassez e Escolha; a Curva de Possibilidade de Produção (CPP) e o Custo de Oportunidade
Em qualquer sociedade, existe um problema econômico fundamental: os fatores de produção (quantidade de trabalhadores, máquinas e propriedadesde terra destinadas à produção) são escassos, mas as necessidades humanas são ilimitadas. Como dividir (alocar) os fatores de produção para gerar o maior bem-estar possível na sociedade?
A uma dada tecnologia (nível de desenvolvimento tecnológico), quando os fatores de produção estão sendo plenamente (totalmente) utilizados, para aumentar a quantidade produzida de uma mercadoria,obrigatoriamente, deveremos reduzir a quantidade produzida de outra mercadoria. Ou seja, pode-se escolher uma entre muitas possibilidades de produção.
Imagine que em um país exista apenas uma empresa que possua 5 máquinas e 40 funcionários (esta é a quantidade total dos fatores de produção) para a produção de dois tipos de bens: sapatos masculinos e sapatos femininos. Os engenheiros da empresa vão detectar asseguintes alternativas de produção

Desta tabela, formamos a chamada Curva de Possibilidade de Produção (CPP) que mostra graficamente todas as possibilidades de produção deste país (Possibilidades de Produção 1, 2, 3, 4, 5 e 6), quando ele utiliza todos os fatores de produção disponíveis (5 máquinas e 40 funcionários).

No ponto H (e em qualquer outro ponto que forme a CPP): máxima produção...
tracking img