Microeconomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2057 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TEORIA DA PRODUÇÂO

A Teoria da Produção consiste na idéia de que a quantidade produzida de um determinado produto esta diretamente relacionada à quantidade de insumos (fatores de produção) empregados na fabricação do mesmo. Sendo esses insumos (fatores de produção), elementos como: mão-de-obra, matéria-prima, máquinas e equipamentos e etc.
...
Paralelamente a Teoria da Produção,temos também a Teoria dos Custos de Produção, ou simplesmente Teoria dos Custos. A qual se traduz na idéia de que a quantidade produzida de um determinado produto esta diretamente relacionada aos seus custos de produção. Ou seja, o preço que o produtor paga pelos insumos (fatores de produção), como: mão-de-obra, matéria-prima, máquinas e equipamentos e etc.
...
Estas duas teorias constituem aTeoria da Oferta da Firma Individual, e são de fundamental importância para o produtor. Pois através delas, este conseguirá obter dados cruciais para a formulação do preço que seu produto terá no mercado, bem como, para a análise de qual nível de produção poderá lhe proporcionar maior lucro em sua atividade.
...
Vejamos então estas teorias um pouco mais de perto.
...
Aquantidade produzida de um determinado produto irá variar em função da quantidade de cada insumo empregado em sua produção. O que pode ser expresso como:
...
Q = F (x1, x2, x3, ... , xn)
...
Onde:
...
Q = Quantidade Produzida do Produto.
...
x1 = Quantidade empregada no processo produtivo do insumo 1.
...
x2 = Quantidade empregada no processo produtivo do insumo 2.
...
x3 = Quantidadeempregada no processo produtivo do insumo 3.
...
xn = Quantidade empregada no processo produtivo do insumo “n”.
...
Obs.: Sendo esta expressão, conhecida como: A Função de Produção.
...
Esses insumos (fatores de produção) utilizados pelas empresas em seu processo produtivo podem ser classificados como fatores de produção fixos ou variáveis.

Onde:
...
a). Fatores Fixos de Produção -São aqueles cuja quantidade utilizada não se modifica em detrimento de variações na quantidade produzida, como: máquinas e instalações.
...
b). Fatores Variáveis de Produção – São aqueles cuja quantidade utilizada varia de acordo com a quantidade produzida, como: mão-de-obra e matéria-prima.
...
Enquanto a Função Produção possuir ao menos um Fator Fixo de Produção, teremos uma situação de CurtoPrazo. Pois no Longo Prazo existirão apenas Fatores Variáveis de Produção. Ou seja:
......
b). Análise de Longo Prazo – Ocorre quando a função de produção de um determinado produto é composta apenas por fatores variáveis de produção. Como:
...
Q = F (K, N)
...
Onde:
...
Q = Quantidade Produzida do Produto.
...
K= Capital (Variável).
...
N = Quantidade empregada de mão-de-obra noprocesso produtivo.
...
Tomando por base essas duas definições podemos perceber a origem de uma afirmativa tão utilizada na microeconomia clássica, a qual nos diz: “No curto prazo, apenas os fatores de produção variáveis serão capazes de causar alterações na quantidade produzida. Já no longo prazo, todos os fatores de produção serão variáveis”.
...
Vejamos agora um exemplo prático daaplicação dos conhecimentos envolvidos na teoria da produção.
...

Analisando a planilha acima, podemos verificar que, até certo ponto, o aumento do número de trabalhadores no processo produtivo contribui em níveis crescentes para a produção. Mas que a partir de um dado ponto, a continuidade de acréscimos de trabalhadores no processo produtivo, causa níveis de produtividade cada vez menores....
A partir deste ponto, onde o acréscimo de mais trabalhadores no processo produtivo, passa a causar queda na produtividade. Dizemos que passa a vigorar a lei de Rendimentos Decrescentes.
...
Podemos também constatar, que neste caso, o ponto que nos apresenta o maior nível de produtividade é aquele em que empregamos 3.000 trabalhadores para 10 alqueires de terra. Pois neste...
tracking img