Microeconomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3387 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1.1 Uma Observação Inicial
A Microeconomia representa uma ciência econômica que deve garantir pelo menos três obje-tivos: primeiro, estimular o estudante à percepção e ao interesse pelos problemas eco-nômicos; segundo, familiarizá-lo com as teorias que se propõem a analisar os mesmos problemas e, finalmente, mostrar o quanto se deve aprender com humildade essa mara-vilhosa ciência social. E aolongo deste capítulo cada conceito deve ser rigorosamente entendido, para que não se perca a coerência lógica do raciocínio analítico que é inerente ao pen-samento econômico.

1.2 Alguns Problemas Econômicos
Ao longo de nossas vidas nos deparamos com diversos tipos de problemas econômicos em questões rotineiras como em assuntos de real complexidade, por exemplo:
a) Por que a renda nacionalcresceu do pós-guerra até 1980 acima de 7,0% ao ano,
superando o Japão e, dali em diante, praticamente estacionou?
b) Por que o nordestino possui uma renda per capita muito inferior à do paulista?
c) Por que a expansão da moeda e a do crédito podem gerar inflação?
d) Por que o governo que não tem superávit fiscal apresenta dificuldade em financiar seus déficits públicos?
e) Como pode umadesvalorização cambial conduzir a uma melhora na balança
comercial e a uma redução do salário real?
f) Será que o sistema de indexação de salários, câmbio e juros interferiu no proces-so inflacionário?
g) Por que a taxa de juros de mercado e o preço esperado de venda do produto são
dados importantes para as decisões de investimento das empresas?
h) Até que ponto juros altos reduzem o consumo eestimulam a poupança?
i) Por que os fumantes são mais penalizados odiando sobe o preço de todos os cigar-ros relativamente à alta de preço de apenas uma marca?

1.3.1 Teoria e métodos de investigação científica
No que se diz respeito a teoria e métodos de investigação científica podemos entender como teoria um conjunto de idéias sobre a realidade, sempre analisadas de forma interdependente,predomi-nância de um conjunto de idéias de como as coisas são e se comportam. As definições dizem respeito ao significado dos termos da teoria; argu-mentos referem-se às condições nas quais a teoria se sustenta; e hipóteses são conjecturas relativas à maneira como as coisas da realidade se comportam.
Já os métodos científicos caracterizam-se pelo raciocínio lógico e são classifica-dos em:Indutivo: método que parte dos fatos específicos para chegar a conclusões gerais. Aprende-se com a experiência do dia-a-dia. Dedutivo: método que parte das conclusões gerais para explicar o particular. Exem-plo: empresa capitalista maximiza lucro, e como a Ford é uma empresa capitalista, maximiza lucro.
1.3.2 Natureza da investigação na ciência econômina
A investigação científica consiste emrelacio-nar questões formuladas sobre o comportamento dos fenômenos e a sua evidência empírica, existindo uma preocupação constante na formulação das leis que governam o comportamento dos fenômenos. Se a evidência for pequena ou nula, torna-se impossível padronizar o comportamento do fenômeno, e devem-se reformular as hipóteses feitas so-bre o seu comportamento. Pela evidência, as leis que explicam ocomportamento humano pas-sam a fazer parte do conjunto de conhecimentos que formam a teoria econômica. Como é, então, essa teoria utilizada para testar as hipóteses formuladas sobre uma específica realidade socioeconômica? Na verdade, isso se apresenta como um simples encadeamen-to de raciocínio lógico. Baseadas nos postulados da teoria existente, formulam-se as hipó-teses a respeito de comoqualquer realidade se comporta. Deduzem-se as implicações e os resultados decorrentes dessas hipóteses e confrontam-se com a evidência dos dados de observação coletados da realidade. Finalmente, desse confronto tiram-se as conclusões: ou a teoria explica satisfatoriamente o comportamento da realidade econômica ou deve-se formular uma teoria alternativa e mais adequada.
Essa teoria possui argumentos...
tracking img