Microeconomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (601 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de janeiro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
2º. Represente graficamente uma empresa que esteja tendo lucro no mercado monopolisticamente competitivo. Agora mostre o que acontece com ela quando novas empresas entram no setor.
No mercadomonopolisticamente concorrencial, se as empresas estão tendo lucro, novas empresas entrarão e as curvas de demanda daquelas já existentes se deslocarão para a esquerda. De maneira similar, se asempresas estão tendo prejuízo, algumas das existentes sairão do mercado e as curvas de demanda das remanescentes se deslocarão para a direita. Por causa desses deslocamentos da demanda, uma empresamonopolisticamente competitiva acabará por se encontrar no equilíbrio de longo prazo. Nesse equilíbrio o preço é igual ao custo total médio e a empresa tem lucro igual a zero.

4º. Um competidormonopolístico produz uma quantidade maior ou menor do que o nível de eficiência máxima? Quais são as considerações práticas que dificultam aos formuladores de políticas resolverem esse problema?
Umaempresa monopolisticamente competitiva está sempre ansiosa por mais um cliente. Vimos que mercados competitivos geram resultados eficientes, a menos que haja externalidade, e que os mercados monopolistasgeram peso morto. Os mercados monopolisticamente competitivos são mais complexos que qualquer um daqueles casos, portanto a avaliação do bem-estar nesses mercados é uma tarefa mais sutil.
Umafonte de ineficiência é o markup do preço sobre o custo marginal. Por causa do markup, alguns consumidores que atribuem ao bem valor superior ao custo marginal de produção (mais inferior ao preço) serãoimpedidos de comprá-lo. Assim, um mercado monopolisticamente competitivo traz com ele o peso morte da determinação do preço monopolista.
Embora esse resultado seja evidentemente indesejável secomparado ao resultado em que o preço é igual ao custo marginal, não há para os formuladores de políticas uma maneira simples de solucionar o problema. Para forçar a fixação do preço pelo custo...
tracking img