Microeconomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3187 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO...................................................................................2

MERCADO E SEUS SISTEMAS.......................................................2

ELASTICIDADE E SUAS APLICAÇÕES...........................................4

RESTRIÇÃO ORÇAMENTÁRIA........................................................6

PREFERÊNCI DOCONSUMIDOR...................................................6

UTILIDADE........................................................................................7

DEMANDAS......................................................................................8

RESTRIÇÃO TECNOLÓGICA...........................................................9ISOQUANTA......................................................................................9

MAXIMIZAÇÃO DE LUCROS............................................................9

BIBLIOGRAFIA................................................................................10

➢ INTRODUÇÃO

A microeconomia estuda os fatores que determinam o preço relativo de bens e insumos. Em outras palavras, a microeconomia busca compreender de que forma o comportamento(escolhas) de indivíduos e empresas determinam o preço relativo de bens e serviços. Dessa forma, a microeconomia se concentra no estudo de como a demanda e oferta de determinado bem ou serviço determina o preço.

Comentário: o foco da microeconomia recai sobre a escolha individual, isto é, diz respeito à tomada de decisão de um individuo ou uma empresa e suas conseqüências para o mercado.

➢MERCADO E SEUS SISTEMAS

O mercado é a entidade onde, por meio da qual ou via seus agentes se processam as trocas entre os homens e suas instituições econômicas. De existência real simples ou multi-complexa, variando desde as pequenas vendas de atendimento vicinal até aos sofisticados mercados internacionais de commodities, de capitais ou de futuro, esta instituição econômica é estudada com modelosde mercados, que tomam em conta algumas grandezas para explicar o fato real.
No mundo real, os mercados são considerados instrumentos de alocação de recursos e meios de produção. Na economia descentralizada, de livre empresa, este papel dos mercados é ainda mais enfatizado. Mesmo reconhecendo-se que há diferentes mercados, com características próprias, algumas das quais bastante prejudiciais aobom desempenho como alocador eficiente de recursos do mercado, alguns círculos insistem na tecla de que, neste campo, não há salvação fora do mercado como se todos os mercados de existência real fossem perfeitos, como se não houvesse imperfeições de mercado. O mercado funcionaria como um “deus ex-machina”, capaz de transformar cenários indesejáveis em ótimos. Nada de intervenção governamental,sempre imperfeita. Só as forças de mercado, os seus mecanismos, podem levar à felicidade. Claro que há pontos de vistas opostos e que valorizam o planejamento, às vezes indicativo, às vezes intervencionista. Nesta área é muito comum se resvalar do campo da ciência – que precisa de comprovação empírica – para o da ideologia, que é doutrinária e prescinde o confronto com a realidade. E, claro, hámercado onde prevalece o planejamento e há planejamento no mercado.
Os mecanismos de mercado são acionados por dois entes básicos, duas forças fundamentais: a demanda ou procura e a oferta. Pelo confronto dessas duas forças os mercados – sejam de um produto ou de muitos (agregados); sejam locais ou internacionais – entram em equilíbrio. Os homens concretos que fazem os mercados, os agentes do mercado,se comportam ora oferecendo coisas, ora procurando. Exercem assim aquelas funções do mercado, a função oferta e a função demanda.  
Podemos classificar as estruturas de mercado para o setor de bens e serviços da seguinte forma:

• Concorrência perfeita

É uma estrutura de mercado que visa descrever o funcionamento ideal de uma economia, servindo de parâmetro para o estudo das outras...
tracking img