MICROECONOMIA: FORMAÇÃO DE PREÇOS

RESUMO
Microeconomia é a parte da ciência que explica o comportamento de agentes econômicos individuais que são os consumidores e produtores e a sua interação no mercado. A Maximização do lucro está relacionada no volume de produção que a empresa escolhe. O mesmo acontece com o custo marginal e o rendimento marginal. A empresa tem que levar em conta as receitas e os custos. Define-se como receita marginal o acréscimo da receita total da empresa quando essa vende uma unidade adicional de seu produto. Custo marginal é o acréscimo do custo total de produção da empresa quando essa produz uma unidade adicional do seu produto. A empresa maximizará seu lucro quando conseguir um nível de produção tão quanto a receita marginal da ultima unidade produzida.

MAXIMINIZAÇÃO DOS LUCROS
A Maximização do lucro total é o estudo que se faz pela unidade de tempo visto não existir variação de custo e preços na unidade de tempo considerado. Os preços sãoconstantes tanto no lado da demanda como na oferta, visto que a variação de preço exigiria um modelo não linear. O objetivo de maximização do lucro é orientar o mercado de uma empresa que está interessada na busca da obtenção do maior lucro possível.
01-EXEMPLO - Uma empresa do transporte rodoviário entre duas cidades, Belo Horizonte e Belo Vale, cidades relativamente próximas e a última de pequeno porte a concessão é dada a apenas uma empresa de ônibus. Os órgãos reguladores estipulam o preço da passagem a no máximo R$25,00. A empresa poderia conceder desconto ou cobrar um preço menor, mas sabe que os moradores de Belo Vale dependem de Belo Horizonte para trabalhar, pagarão o preço que for para se locomoverem entre as duas cidades. Demanda é inelástica é óbvio crer que a empresa maximizará seus lucros aplicando o preço máximo da passagem permitida, ou seja, R$25,00.

02-EXEMPLO Exemplo de Empresa em Mercado Competitivo.
O sítio Silva produz leite. Como sua produção é [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 05). Microeconomia e formação de preço. TrabalhosFeitos.com. Retirado 05, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Microeconomia-e-Forma%C3%A7%C3%A3o-De-Pre%C3%A7o/36981.html

MLA

"Microeconomia e formação de preço" TrabalhosFeitos.com. 05 2011. 2011. 05 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Microeconomia-e-Forma%C3%A7%C3%A3o-De-Pre%C3%A7o/36981.html>.

MLA 7

"Microeconomia e formação de preço." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 05 2011. Web. 05 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Microeconomia-e-Forma%C3%A7%C3%A3o-De-Pre%C3%A7o/36981.html>.

CHICAGO

"Microeconomia e formação de preço." TrabalhosFeitos.com. 05, 2011. Acessado 05, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Microeconomia-e-Forma%C3%A7%C3%A3o-De-Pre%C3%A7o/36981.html.