Microeconomia / macroeconomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (292 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TEORIA ECONÔMICA: Microeconomia e Macroeconomia/Notas Iniciais

MICROECONOMIA: Alguns autores a denominam Teoria dos Preços. Estuda a formação de preços nos diversos mercados, com base nocomportamento individual de pessoas e empresas e a partir da ação conjunta da demanda e da oferta. Os preços constituem os sinais para o uso eficiente dos recursos escassos e funciona como um elemento deexclusão.
A Microeconomia pressupõe que a economia é composta por unidades tomadoras de decisão ou agentes econômicos, que usualmente são classificados em dois grupos:
-as firmas (ou empresas) quetomam decisões relativas à produção de bens e serviços -os consumidores que tomam decisões concernentes ao consumo desses bens e serviços. Um consumidor pode ser entendido tanto como um individuoisolado quanto como uma família que toma decisões de consumo coletivamente. As firmas são normalmente interpretadas como pessoas jurídicas vinculadas à produção de bens e serviços.
A disciplinade Microeconomia faz parte do pensamento econômico neoclássico. Outros autores preferem analisar o comportamento dos preços dentro da lógica da Economia Industrial, que vai aprofundar o papel dasestruturas de mercado na formação dos preços.

MACROECONOMIA: “Estuda os fenômenos econômicos de forma agregada. Analisa as tendências econômicas gerais, de modo a tirar conclusões relacionadas aocrescimento econômico, à estabilidade ou à instabilidade desse crescimento, à inflação e às causas do desemprego, entre outros”. Os instrumentos ou ferramentas de Política Macroeconômica são aPolítica Fiscal, a Política Monetária, a Política Cambial e Comercial e a Política de Rendas. Lembre-se, estamos falando do estudo dos grandes agregados, relação entre despesa e receita, exportações eimportações, emprego e desemprego, nível geral de preços, estoque de moeda em circulação na economia, o papel dos juros e do crédito, etc., enfim, da Contabilidade Nacional.

Fonte: bibliografia da...
tracking img