Microeconomia fichamento s. pindyck robert, l. rubinfeld daniel. cap 6

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (448 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Disciplina: Microeconomia
Cap 6
S. Pindyck Robert, L. Rubinfeld Daniel. Microeconomia. São Paulo: Pearson education do Brasil, 2010.


“Durante o processo produtivo as empresas transformaminsumos, também denominados fatores de produção, em produtos.“ (pag. 170)

“Uma função de produção indica o produto Maximo, q, que uma empresa produz para cada combinação especifica de insumos.”(pag. 171)

“Curto prazo refere-se ao período no qual a quantidade de um ou mais insumos não pode ser modificada, esse fator é , por isso denominado insumo fixo de produção. Longo prazo corresponde aoperíodo para tornar variáveis todos os insumos.” (pag. 171)

“Quando o capital é fixo mas o trabalho variável o único jeito de a empresa aumentar a produção é aumentando o insumo trabalho.” (pag.172)

“Quando o produto marginal é maior que o produto médio, o produto médio é crescente.” (pag.173)

“A lei dos rendimentos marginais decrescentes diz que, à medida que aumenta o uso de determinadoinsumo ou incrementos iguais acaba-se chegando a um ponto em que a produção adicional resultante decresce.” (Pag. 175)

“A produtividade da mão de obra pode aumentar se houver avanços tecnológicos,mesmo que determinado processo produtivo apresente rendimentos decrescente para o insumo trabalho.” (pag. 176)

“A produtividade da mão de obra possibilita fazer comparações uteis entre setores,bem como dentro de um setor no decorrer de um logo período.” (pag. 178)

“Estoque de capital: quantidade total de capital disponível para emprego na produção.” (pag. 178)
“uma isoquanta é uma curvaque representa todas as possíveis combinações de insumos que resultam no mesmo volume de produção.” (Pag. 180).

“Quando um conjunto de isoquantas é apresentado em um mesmo gráfico, temos um mapa deisoquantas.” (pag. 180).

“A taxa marginal de substituição técnica do trabalho por capital é a quantidade em que se pode reduzir o insumo capita quando se utiliza uma unidade extra de insumo...
tracking img