Microeconomia exercícios resolvidos

PARTE I

INTRODUÇÃO:
MERCADOS E PREÇOS

CAPÍTULO 1
ASSUNTOS PRELIMINARES

OBSERVAÇÕES PARA O PROFESSOR

O objetivo dos dois primeiros capítulos é relembrar aos alunos os conceitos demicroeconomia que eles estudaram no curso introdutório de economia: o Capítulo 1 trata do tema geral da economia, enquanto que o Capítulo 2 desenvolve a análise de oferta e demanda. O uso de exemplos noCapítulo 1 propicia aos alunos uma maior compreensão de conceitos econômicos abstratos. Os exemplos nesse capítulo discutem os mercados de produtos farmacêuticos (Seção 1.2), a introdução de um novoautomóvel (Seção 1.4), a elaboração de padrões de emissão de poluentes para automóveis (Seção 1.4), o salário mínimo (Seção 1.3), e os preços reais e nominais de ovos e educação (Seção 1.3). Adiscussão desses e outros exemplos é uma forma interessante de rever alguns conceitos econômicos importantes, como a escassez, os dilemas entre opções alternativas, a construção de modelos econômicos visandoexplicar o processo de tomada de decisões de consumidores e empresas, e a diferença entre mercados competitivos e não competitivos. As Partes I e II do texto pressupõem a existência de mercadoscompetitivos; o poder de mercado é discutido na Parte III, e algumas conseqüências do poder de mercado são analisadas na Parte.

A Questão para Revisão (2) ilustra a diferença entre análise positiva enormativa e pode incentivar discussões bastante produtivas em sala de aula. Outros exemplos para discussão estão disponíveis em Kearl, Pope, Whiting, e Wimmer, “A Confusion of Economists,” AmericanEconomic Review (May 1979).

O capítulo conclui com uma discussão sobre preços reais e nominais. Dada que estaremos continuamente nos referindo a preços em dólares nos capítulos seguintes, os alunosdevem entender que se trata sempre de preços em relação a algum padrão; nesse caso específico, trata-se de dólares a preços de um determinado ano.

QUESTÕES PARA REVISÃO

1. Freqüentemente,...
tracking img