Microcontrolador

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5021 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CLP – Controlador Lógico Programável
É importante conhecer a respeito de fatos históricos que promoveram o desenvolvimento da tecnologia de controle em sistemas automáticos e de como os controladores lógicos programáveis surgiram.

Histórico:
A indústria evoluiu muito importante até 1700, sendo que a energia para as transformações dos produtos advinha dos serviços manuais do homem, comalgumas exceções como os moinhos de vento que aproveita a energia eólica. Esta era a razão pela a qual a mão-de-obra escrava era fundamental para a incidente industrialização e para a agricultura. Com a utilização da força elástica do vapor, iniciou-se uma “revolução industrial” em que a força humana seria gradativamente substituída por máquinas capazes de imprimir muito mais energia ao processo deprodução de bens. Essa revolução tem inicio na Inglaterra por volta de 1750 nas indústrias de fração. Com as pesquisas e o desenvolvimento tecnológico surgiram, em seguida, os motores a explosão e combustão interna, além do uso sistemático da eletricidade.

Processos Produtivos:
Ao olhar para este último milênio, vemos que ocorreram grandes mudanças tecnológicas. Saímos do transporte onde a forçamotriz era a de um cavalo para o transporte onde o transporte supersônico que em horas nos leva ao outro lado do planeta. Passamos de um tempo em que a comunicação se fazia por cartas, muitas vezes com informações de meses atrás, para um mundo onde se comunica instantaneamente, com imagem e som, com uma pessoa que pode estar em qualquer parte do planeta. A nova realidade nos torna exigentes, nummundo repleto de requisitos. Num ciclo fechado, o mercado se ajusta para fornecer aquilo que é exigido de forma rápida e com a qualidade estipulada. Porém, logo o homem se enfada e aquilo em pouco tempo passa de extremamente desejado para obsoleto. Disso tudo decorre a necessidade de flexibilizar o que se produz. Diante das exigências mutáveis do mercado. A automação industrial vem atender a estanecessidade de resposta rápida. As máquinas adquirem capacidade de tomar decisões em face das alternativas que o processo produtivo apresenta. O centro do sistema de produções dispõe de sensores nas máquinas para indicar condições de funcionamento que asseguram o funcionamento dos atuadores. Com isso o sistema passa a ter uma arquitetura onde o controlador, os sensores e os atuadores funcionem emconjunto, automatizando o processo sendo que o controlador toma as decisões em função da situação dos sensores e esta decisão faz com que os atuadores executem o trabalho.

Sistema de Comando e Controle.
A automação de processos industriais pode ocorrer em duas formas básicas: --- Sistema de comando; --- Sistema de controle.

Sistema de Comando:
Consiste num conjunto de elementos interligadosem ‘malha aberta’, isto é, as informações processadas nesses elementos apresentam-se num único sentido, da entrada para a saída.

Elementos de Entrada
chaves, sensores, transdutores

Controlador
CLP, computador, processador

Atuadores
reles, válvulas

Acionamento
motores, cilindros

Processo ou máquina

Sistema de Controle:
Consiste num sistema de malha fechada, isto é, além dofluxo de informação no sentido direto (da entrada para a saída), existe outro no sentido contrário (da saída para a entrada), chamada realimentação “Feedback”.

Condição desejada

Controlador

Atuadores

Acionamento

Processo ou máquina

Condição atual (sensores)

Realimentação

Histórico e Conceito do CLP.
O Controlador Lógico Programável baseia-se no hardware de um computador, ouseja, processa informações de entrada e atualiza as saídas. É um sistema com memória programável para armazenamento e execução de instruções de controle industrial. Surgiu nos anos 60, na substituição de painéis de reles na industria automobilística, quando as transformações constantes nos produtos exigiam mudanças da lógica de controle e novos painéis tinham que ser projetados ou modificados...
tracking img