Microcntrolador

2257 palavras 10 páginas
Microcontrolador

Curso: Técnico: Mecatrônica Industrial
Matéria: Microcontrolador

Belo Horizonte 2012

1. Qual a função da CPU (processador) num computador? Sobre a ULA, responda: O que é? Qual a sua função? Quais registradores armazenam os resultados? Quais registradores servem como entrada para a ULA?
CPU: Unidade Central de Processamento é a unidade que monitoriza e controla todos os processos dentro do microcontrolador.
ULA: Unidade Lógica e Aritmética é responsável por todas as operações lógicas e matemáticas.
2. O que diferencia um microcontrolador de um microprocessador?
Para que um microprocessador possa ser usado, outros componentes devem-lhe ser adicionados, tais como memória e componentes para receber e enviar dados. Em resumo, isso significa que o microprocessador é o verdadeiro coração do computador. Por outro lado, o microcontrolador foi projetado para ter tudo num só. Nenhuns outros componentes externos são necessários nas aplicações, uma vez que todos os periféricos necessários já estão contidos nele. Assim, nós poupamos tempo e espaço na construção dos dispositivos.
3. Quais as características das memórias do tipo EEPROM, flash TOM e SRAM do PIC18F4550? Diferencie memória ROM, OTP, FLASH, EPROM e EEPROM. Quais os tipos de memória de programa existentes em um microcontrolador da família PIC?
FLASH - O seu conteúdo pode ser escrito/apagado quase que infinitamente. Os microcontroladores com memória Flash são muito uteis para aprendizagem, investigação e desenvolvimento, bem como para pequenas séries. Devido à sua popularidade, a maioria dos microcontroladores são fabricados com este tipo de memória.
RAM – (Random Access Memory) Este tipo de memória é volátil, o que significa que quando se desliga a alimentação do chip, a sua informação desaparece. É usada para o armazenamento temporário de dados, criados e usados durante a

Relacionados

  • RELÁTORIO DA PRÁTICA USART
    2448 palavras | 10 páginas