microbologia

2937 palavras 12 páginas
31/03/2014

Visualizando micro-organismos

A ferramenta indispensável na microbiologia é o microscópio. A microscopia microbiológica iniciou-se no século
XVII com Leeuwenhoek e seus pequenos microscópios portáteis. Desde seu modesto início, a microscopia passou por muitos avanços significativos, até se tornar a ciência sofisticada dos dias atu

Microscopia

Para a observação dos micro-organismos, são necessários microscópios. Dependendo do tipo de análise, bactérias, protozoários e algas podem ser observados ao microscópio óptico ou de luz.
Já para as partículas virais, o microscópio eletrônico é o único equipamento capaz de desvendar sua estrutura.

A maioria de nós não é capaz de enxergar objetos menores de 100 m de diâmetro. Para ver micro-organismos, que são de 10 a 100 vezes menores, precisamos do auxílio das lentes de um microscópio.

Existem muitos tipos de microscópios, mas todos eles dependem de três fatores para produzirem uma imagem clara: ampliação, contraste e resolução.

1

31/03/2014

Ampliação

Usamos o microscópio para obter ampliação, que é o aumento da imagem. Qualquer lente convexa (mais grossa no centro do que na extremidade) é capaz de aumentar uma imagem. Ampliação

Pela refração, ela desvia os raios paralelos de luz a partir de um objeto, de maneira que se encontrem em um único ponto, o ponto focal, formando uma imagem aumentada do objeto atrás dele.

A ampliação pode ser maior tornando-se a lente mais convexa ou trazendo o objeto mais próximo da lente.

Contraste

Contraste

Se refere a diferenças na intensidade de luz. Essas diferenças, dentro do campo de visão do microscópio, são essenciais para vermos uma imagem do espécime (objeto visualizado no microscópio).

Obter o contraste adequado é um problema em particular quando visualizamos bactérias, porque, sendo quase incolores, elas absorvem pouquíssima luz visível, gerando pouco contraste. Normalmente, o contraste é

Relacionados

  • urocultura e coprocultura
    618 palavras | 3 páginas