Microbiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3485 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PARASITAS QUE CAUSAM DOENÇAS EM HUMANOS.

Luciano da Silva Abreu
Prof. Joãozito Cabral Amorim Junior
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura em Ciências Biológicas ( BID 0176 ) – Microbiologia
Data: 14/12/2012

RESUMO:
Parasitas são organismos que vivem associados com outros dos quais retiram os meios para sua sobrevivência. Alguns são inofensivos, porém outros sãoresponsáveis por doenças parasitárias e sendo considerados casos de morbidade e mortalidade em todo o mundo, porém aqui iremos falar mais especificamente no caso de doenças frequentes no Brasil, o qual, muitas dessas estão presentes com sinais e sintomas não específicos, abordaremos também como podemos nos prevenir e o que as Politicas Públicas do País tem feito para que melhoremos a nossa qualidadede vida.

Palavras-chave:Parasitas, Doenças, Qualidade de vida.

1 INTRODUÇÃO
Os parasitas são seres vivos que extraem de outros organismos os recursos necessários para a sua sobrevivência. Existem várias espécies destes seres que parasitam os seres humanos. Alguns são inofensivos, porém muitos causam doenças graves. As doenças parasitárias são responsáveis por altos números de mortalidade em nossopaís, sendo que a maioria dessas doenças não podem ser diagnosticadas apenas pelo exame médico, a investigação laboratorial torna-se necessária para definir se o paciente está ou não infectado com parasita e, se estiver, qual é a espécie do mesmo, para que venha a ser diagnostica ainda cedo.

2 DESENVOLVIMENTO
2.1 O SURGIMENTO DE DOENÇAS PARASITÁRIAS.
Desde o surgimento de sociedades incas queocuparam a América do Sul no século 13, populações japonesas de 400 a.C. e até mesmo as múmias, que habitaram o Egito há 2.700 anos, já apresentaram doenças e infecções provocadas por parasitas. Esses animais dependem de outros organismos para viver e afligem a Humanidade desde os tempos mais remotos.
O que muitos não sabem é que pesquisadores descobriram a ocorrência de doenças parasitárias emépocas tão antigas através de um método chamado de paleoparasitologia, os cientistas conhecem a origem e a evolução das doenças parasitárias. Essa ciência, que nasceu no Brasil, se ocupa de estudar os parasitas encontrados em materiais arqueológicos, mais precisamente em coprólitos, fezes petrificadas (copro = fezes; litos = pedra). Ou seja, estudam as fezes das múmias e para retirar esses materiais,o paleoparasitologista realiza expedições junto com outros profissionais em busca dos vestígios deixados pelas civilizações antigasalém de ler informações sobre os hábitos e costumes dos povos daquela época; participam de estudos feitos em corpos mumificados nos museus; e analisam no microscópio os restos de insetos encontrados.
FIGURA 1: MÚMIA NATURAL ENCONTRADA NO BRASIL (ACERVO FIOCRUZ).FONTE: Disponivelem :http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=238&sid=9

Depois de levantar todos esses dados, o paleoparasitologista interpreta os indicadores e monta sua conclusão final.Assim, os estudos paleoparasitológicos mostram como surgem as doenças infecto-parasitárias, como se espalham e como desaparecem por meio dos indícios. A presença de parasitas emalgumas civilizações revela, por exemplo, que ali existiam condições sanitárias precárias. Podendo citar através do que propôs o Ministério da Saúde como parte do projeto VIGSUS que consiste em um:
“Conjunto de informações e ações que proporcionam o conhecimento, a detecção e prevenção em fatores determinantes e condicionantes do meio ambiente que interferem na saúde do homem, com a finalidade derecomendar e adotar as medidas de prevenção e controle de doenças e agravos” (p11).

Também é papel dessa ciência descobrir os parasitas que já desapareceram com a extinção de seu hospedeiro ou com a mudança de clima facilitando assim a descoberta de novas doenças e como preveni-la.

2.2 TIPOS DE PARASITAS MAIS COMUNS
Os parasitas mais comuns que são nocivos ao homem são: vírus, bactérias, vermes,...
tracking img