Microbiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2710 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Fisiologia Bacteriana Microbiologia Geral Prof. IVAnéa

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO NUTRIÇÃO MACRONUTRIENTES MICRONUTRIENTES CONDIÇÕES DE CULTIVO MEIOS DE CULTURA FATORES DE CRESCIMENTO INFLUÊNCIA DE FATORES AMBIENTAIS Temperatura pH Oxigênio EXOENZIMAS REPRODUÇÃO BACTERIANA MODO DE REPRODUÇÃO CURVA DE CRESCIMENTO BACTERIANO METABOLISMO BACTERIANO OBTENÇÃO DE ENERGIA FERMENTAÇÃO PUTREFAÇÃO RESPIRAÇÃORESPIRAÇÃO ANAERÓBICA REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS OBJETIVOS DA AULA: RESPONDER AS QUESTÕES:

2 2 2 3 4 4 4 5 5 6 6 6 7 7 7 9 9 9 10 10 10 10 10 11

Fisiologia Bacteriana Microbiologia Geral Prof. IVAnéa

INTRODUÇÃO
O crescimento e divisão celulares necessitam de um ambiente propício com Todos os constituintes químicos e físicos necessários para o seu metabolismo. Essas necessidadesespecíficas são dependentes de informações genéticas para cada espécie Bacteriana. Algumas espécies com vasta flexibilidade nutricional, como as Pseudomonas, são capazes de sintetizar muitos de seus metabólitos a partir de precursores simples, enquanto outras espécies são mais exigentes, como as Porphyromonas e Treponemas, que necessitam de nutrientes complexos para o crescimento e reprodução.

NUTRIÇÃOA análise das estruturas bacterianas revela que sua arquitetura é formada por diferentes macromoléculas, em particular, proteínas e ácidos nucléicos. Os precursores das macromoléculas podem ser retirados do meio ambiente ou ser sintetizados pelas bactérias a partir de compostos mais simples. A alternativa escolhida vai depender da disponibilidade do composto no meio e da capacidade de síntese domicrorganismo. As substâncias ou elementos retirados do ambiente e usados para construir novos componentes celulares ou para obter energia são chamados nutrientes. Os nutrientes podem ser divididos em duas classes: macronutrientes e micronutrientes. Ambos os tipos são imprescindíveis, mas os primeiros são requeridos em grandes quantidades por serem os principais constituintes dos compostosorgânicos celulares e / ou serem utilizados como combustível.

MACRONUTRIENTES
Carbono: está presente na maioria das substâncias que compõem as células. As bactérias podem utilizar o carbono inorgânico existente no ambiente, na forma de carbonatos ou de CO2 como única fonte de carbono. São neste caso chamadas de autotróficas. Os microrganismos que obrigatoriamente requerem uma fonte orgânica decarbono são denominados heterotróficos e as principais fontes, são os carboidratos. Oxigênio: é requerido na forma molecular como aceptor final na cadeia de transporte de elétrons aeróbia. Também é elemento importante em várias moléculas orgânicas e inorgânicas.

Fisiologia Bacteriana Microbiologia Geral Prof. IVAnéa
Hidrogênio: como componente muito freqüente da matéria orgânica e inorgânica,também constitui um elemento comum de todo material celular. Nitrogênio: é componente de proteínas e ácidos nucléicos, além de vitaminas e outros compostos celulares. Está disponível na natureza sob a forma de gás (N2) ou na forma combinada. Sua utilização como N2 é restrita a um grupo de bactérias cujo principal habitat é o solo. Na forma combinada, o nitrogênio é encontrado como matéria inorgânica(NH3, NO3-, etc.) ou matéria orgânica: aminoácidos, purinas e pirimidinas. Enxofre: faz parte de aminoácidos (cisteína e metionina), de vitaminas e grupos prostéticos de várias proteínas importantes em reações de óxido-redução. Da mesma forma que o nitrogênio, o enxofre pode ser encontrado no ambiente nas formas elementar, oxidada e reduzida; estas duas últimas aparecem como compostos orgânicos einorgânicos. Todas as alternativas citadas podem ser utilizadas pelas bactérias, porém são os sulfatos (SO4-2) inorgânicos ou os aminoácidos as formas preferencialmente assimiladas. Na forma oxidada, também pode ser aceptor final de elétrons das cadeias de transporte de elétrons anaeróbias. Fósforo: é encontrado na célula na forma combinada a moléculas importantes como os nucleotídeos (ATP, CTP,...
tracking img