Microbiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2967 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O enxofre tem dois papéis importantes na biologia. (1) Nutrição: o enxofre é componente de determinados constituintes celulares, incluindo aminoácidos e cofatores enzimáticos; logo, todos os organismos possuem uma necessidade nutricional de enxofre. (2) Energia metabólica: alguns procariontes autotróficos geram ATP oxidando formas reduzidas de enxofre.
Outros geram ATP através douso de formas oxidadas de enxofre como aceptores finais de elétrons de cadeias de transporte de elétrons. Juntas, essas transformações biológicas formam o ciclo do enxofre. O principal elo do ciclo consiste em reduzir íons sulfato (SO4)-2 em gás sulfeto de hidrogênio (H2S) e oxidá-los em enxofre novamente. Durante o processo, o enxofre é usado por vários organismos para satisfazer as necessidadesnutricionais. As fases do ciclo do enxofre são:1) enxofre elementar (S); 2) bactérias oxidantes de enxofre e bactérias fototróficas; 3) sulfato no solo e na água (SO4)-2; 4a) assimilação; 4b)bactérias redutoras de sulfato – sulfato de hidrogênio; 5) compostos de enxofre orgânico em fotoautotróficos e quimioautotróficos; 6a) animais – dessulfidrização por micro-organismos; 6b) sulfato de hidrogênio(H2S); 7) bactérias oxidantes de enxofre e bactérias fototróficas – enxofre elementar (S).
O enxofre é o décimo elemento mais abundante da Terra, assim, poucos ou nenhum ambiente natural é deficiente de enxofre. Os compostos sulfurosos não são adicionados a fertilizantes, porque o enxofre extra não estimula o crescimento de plantas. Assim como o fósforo, o enxofre não existe como um gásatmosférico, o gás sulfeto de hidrogênio reage espontaneamente com oxigênio. O H2S produzido por dessulfidrilização e pela bactéria redutoras de sulfato é oxidadonovamente para sulfato, completanto assim o ciclo do enxofre. Dois tipos de bactérias oxidam H2S em sulfato, as bactérias quimioautotróficas oxidantes de enxofre através do processo de ATP. O produto final dessas oxidações é o sulfato. Enxofreelementar às vezes fica acumulado como um intermediário. Esses organismos também oxidam enxofre elementar externo quando disponível. Essa oxidação microbiana é responsável

pela prática comum na jardinagem de colocar enxofre no solo. O enxofre é adicionado para promover o crescimento de plantas que preferem solos ácidos, porque a oxidação de enxofre gera ácido sulfúrico. S + 11/2O2 + H2O = H2SO4Bactérias fototróficasanoxigênicas também oxidam H2S em enxofre e sulfato, mas o fazem na ausência de oxigênio. Elas usam H2S como fonte de elétrons para fotossíntese (como as plantas usam água). Na maioria dos ambientes, populações de bactérias oxidantes de enxofre são limitadas pelo fornecimento de enxofre reduzido, que é feito por outros micro-organismos (nas regiões profundas do mar próximoàs fontes hidrotermais o fornecimento de enxofre reduzido é abundante).
O enxofre na forma elementar ocorre em enormes depósitosno subsolo de diversas partes do mundo. As conversões microbiológicas que formam depósitos de enxofre elementar têm sido induzidas artificialmente em tanques, onde são adicionadas água de esgoto e gipsita. As bactérias redutoras de sulfato usam esgoto como uma fonte decarbono para reduzir a gipsita em sulfato de hidrogênio, e as bactérias fotróficasanoxigênicas convertem sulfato de hidrogênio em enxofre elementar. O processo requer apenas água de esgoto, gipsita e luz do sol. A parte oxidante do ciclo do enxofre (a conversão de sulfeto em sulfato) já foi colocada em uso pelo homem. Muito minerais valiosos como cobre e ouro são obtidos por este processo.MATERIAIS E MÉTODOS
Materiais:
* Tubos de ensaio
* Provetas
* Estufa
* Béquer
* Erlenmeyer
* Cubetas para usar no espectofotômetro
* pHâmetro
* Agitador rotacional
* Balança analítica
* Pipetador
* Pipeta volumétrica
* Espectofotômetro a 470nm
* Carvão ativado
* Funil
* Filtro
* Amostra de solo
* Enxofre elementar
* Glicose...
tracking img