Microbiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1565 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Prova de Micro

1 – Como ocorre e o que é esporulação?
A esporulação, processo pelo qual alguns gêneros de bactérias formam esporos, ocorre quando estas bactérias estão face a situações críticas para sua sobrevivência, ou seja, as condições ambientais são adversas para o crescimento bacteriano. De maneira geral, isto ocorre quando há falta de nutrientes, como carbono ou nitrogênio (1).
Osesporos apresentam-se sob a forma de corpúsculos esféricos ou ovóides, livres ou no interior da bactéria. Formam-se pela invaginação de uma dupla camada de membrana celular, que se fecha para envolver um cromossoma e uma pequena quantidade de citoplasma, garantindo a sobrevivência da espécie. Esta camada é responsável pela resistência à coloração e ao ataque dos agentes fisicos e químicos daesterilização e desinfecção (2). São características comuns aos esporos: decréscimo na quantidade total de água em comparação com o estado vegetativo, refratividade, alta resistência a condições ambientais adversas, habilidade de germinar e produzir células vegetativas após longos períodos de estocagem.

2 – diferencie a técnica de GRAM para bactérias GRAM + e GRAM – (tem que falar da parede celular,peptidioglicanos).
O método da coloração de Gram é baseado na capacidade das paredes celulares de bactérias Gram-positivas de reterem o corante cristal violeta no citoplasma durante um tratamento com etanol-acetona enquanto que as paredes celulares de bactérias Gram-negativas não o fazem.
As Gram + tem parede mais grossa devido a maior presença de peptideoglicanos, enquanto que as Gram – possuem poucospeptideoglicanos que são destruidos durante a fase de descolorização.
Fixaçao violeta cristal lugol descolorização (alcool) contra corante rosa
3 – classificação quanto a temperatura de crescimento das bactérias (bac. Psicrofilas, mesófilas).
Psicrofilas, mesófilas, termófilas, termofilas extremas

4 – Classificação das bactérias quanto a utilização do oxigênio, para metabolização.
Anaeróbiasfacultativas e estritas, aeróbias estritas, anaeróbias tolerantes, microaerófilos

5 – O que é e descrever 5 processos que poderia atrapalhar o processo no uso de desinfetantes.
Desativação bacteriana álcool, aldeído, metais pesados, detergentes, gases.

6 – Pq algumas bact. Não utilizavam oxigênio no seu metabolismo.
As bactérias anaeróbias estritas não possuem a enzima necessária para neutralizarformas tóxicas do oxigênio.

7 – Qual a importância do meio Mconkey? (selecionar as bact. GRAM -).
8 – qual a função do antibiograma.
Testar a sensibilidade das bactérias a determinados antibióticos.

Prova Micro 2
1 – Linfoadenite caseosa (corynebacterium)
Bacilos Gram +, catalase +, não encapsulado, fator de virulência: fosfolipase D (atividade hemolítica e necrótica), trato intestinal de ovinos,comporta-se como parasita intracelular facultativo.
Os macrófagos fagocitam essa bactéria mas não conseguem eliminá-la, elas chegam ao linfonodo e causam uma linfoadenite caseosa, o SI não consegue remover uma vez que essas bactérias possuem muitos lipídeos de membrana.

2 – Provas de catalase e coagulase – staphillo e strepto.
Staphilo: catalase + e coagulase+
Strepto: catalase-
O teste dacatalase consiste na quebra da água oxigenada em água e oxigênio, a liberação de oxigênio em bolhas significa que a reação é positiva.
O teste da cogulase consiste na reação de fibrinas que formam uma capa para a proteção de UFC em crescimento. É utilizada para diferenciar o Staphylococcus aureus dos outros tipos de Sthaphylococcus.

3 – micosideo, AC. Micolico, glicolipidios.
São componetes daMycobacterium tuberculosis. Os micosídeos são responsáveis pela permeabilidade celular; o ácido micolítico está presente na parede juntamente com lipídeos, o que confere um caráter hidrofóbico; glicolipideos são resposáveis pela resposta granulomatosa do hospedeiro e pela sobrevivência no interior dos macrófagos.

4 – fase crônica da Mycobacterium.
A reação inflamatória aguda gera um acumulo de...
tracking img