Microbiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2282 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Relatório das aulas práticas – Thiago Marques Coelho

Índice Morfologia Bacteriana – Coloração de Gram........................................2 Importância da coloração de Gram...................................................2 Método de coloração.........................................................................2Fungos.................................................................................................4 Principais fungos observados no microscópio...................................5 Cultivo de Fungos e Bactérias..............................................................7 Ar atmosférico...................................................................................7Água..................................................................................................7 Solo...................................................................................................8 Homem.............................................................................................9 Contagem Cultivo de Fungos, Vírus e Bactérias...................................9 Resultados......................................................................................11Determinantes ambientais.................................................................12 Coluna de Winogradsky......................................................................13 Colimetria...........................................................................................15

1

Relatório das aulas práticas – Thiago Marques Coelho

Morfologia Bacteriana – Coloração de Gram
A primeiraaula prática de laboratório teve como objetivo a familiarização dos alunos com a técnica de coloração de Gram além de treinar os alunos a distinguir as diferentes formas e arranjos das bactérias.

Importância da coloração de Gram
Desenvolvida em 1884 pelo bacteriologista holandês Hans Cristian Gram, a coloração de Gram, rotineiramente utilizada em laboratórios de microbiologia, consiste empreparações histológicas para observação ao microscópio óptico, utilizada para corar diferencialmente microorganismos com base na composição química da sua parede celular sendo que a integridade desta também interfere na coloração. A técnica de Gram permite dividir as bactérias em dois grandes grupos: Gram positivos(roxo) e Gram negativas(vermelho) além de permitir o estudo da célula bacterianaquanto à sua morfologia(cocos ou bacilos) e arranjo.

Fig

1.

Exemplo

bactérias

Gram

positivas(esquerda)

e

Gram

negativas(direita).

Método de coloração
1. Sobre uma lâmina de vidro, colocar uma gota d’água. Com a alça de platina tocar levemente na superfície da colônia e emulsionar o material na gota d’água(caso o microrganismo seja fornecido em suspensão, colocar uma gotadessa lâmina). Deixar secar.

2

Relatório das aulas práticas – Thiago Marques Coelho
2. Passar o esfregaço na chama do bico de Bunsen três vezes a fim de fixar o material. 3. Cobrir o esfregaço seco com violeta de genciana e deixar por um minuto. 4. Lavar com água corrente. 5. Esgotar a lâmina, cobrir com solução de lugol e deixar por um minuto. 6. Esgotar a lâmina e, mantendo a mesmainclinada, pingar gotas de álcool até que não se desprenda mais corante da preparação. 7. Lavar com água corrente. 8. Cobrir a lâmina com solução de fucsina e deixar por trinta segundos. 9. Lavar a lâmina e cobrir com papel filtro para a secagem da lâmina. 10.Examinar ao microscópio com a objetiva de imersão. A fig. 2 Mostra o desenho e caracterização dos organismos vistos em aula:

3

Relatóriodas aulas práticas – Thiago Marques Coelho

Fig 2. Estrutura e característica de diversas bactérias vistas em aula.

Fungos
Na aula prática de fungos, os alunos observaram as colônias a olho nu e, com o auxilio do microscópio ótico, observaram as estruturas das leveduras e bolores, formas microscópicas dos fungos.

4

Relatório das aulas práticas – Thiago Marques Coelho

Fig 3....
tracking img