Microbiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1033 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri- UFVJM
Instituto de Ciência e Tecnologia - ICT
Bacharelado em Ciência e Tecnologia - BC&T

Primeiro Trabalho de Microbiologia
Tema: Os principais eventos históricos da Microbiologia

Diamantina, 14 de março de 2012.
O avanço na tecnologia foi possível dentre outros acontecimentos pela descoberta do microscópio que possibilitouao homem explorar o mundo desconhecido dos microrganismos. Em 1665 o inglês Robert Hooke relatou a presença de menores unidades denominadas por ele “pequenas caixas” ou “Células”, com o auxílio de um microscópio extremamente simples que possuía dois conjuntos de lentes. Hooke impulsionou a teoria celular, teoria que determinava que todos os organismos eram formados por estas pequenas unidades.Entre 1673 a 1723 o alemão Antony van Leeuwenhoek foi o primeiro a observar microrganismos com lentes de aumento. Ele escreveu centenas de cartas à sociedade Real Inglesa informando a existência da vida microscópica chamados por ele de “animálculos” com descrições precisas e desenhos, dando origem à microbiologia. Microbiologia deriva de três palavras gregas mikros que significa pequenos, biosque significa vida e logos que é estudo, de uma forma geral o termo microbiologia é definido como sendo o estudo da vida microscópica.
No âmbito de esclarecer a origem da vida surgiram várias hipóteses, dentre elas se definiu duas principais vertentes a teoria da biogênese e da abiogênese. Abiogênese ou geração espontânea é definida como o aparecimento da vida espontaneamente da matéria morta ouinanimada, dentre os adeptos desta teoria estão Redi, Needham, Pouchet e Aristóteles. Já a Biogêneses é fundamentada no surgimento da vida a partir da vida e seus principais seguidores são Spallanzani e Louis Pasteur. Pasteur demonstrou com base em experimentos que os microrganismos estavam no ar e podiam contaminar soluções e que a matéria inanimada podia conter tais microrganismos. Estesestudos realizados levaram à terra a teoria da abiogênese. Ele ainda observou que a fermentação de frutas e grãos continha microrganismos, leveduras que convertiam os açucares em álcool na ausência de ar, também criou o processo de Pasteurização que possibilita a morte de bactérias e germes e agentes causadores de doenças de gêneros alimentícios, como exemplo do leite, através da variação rápida detemperatura. Esta descoberta ficou conhecida como a Teoria Microbiana da Fermentação. Pasteur ainda isolou o parasita causador da doença do bicho da seda, isolou também o germe causador da cólera aviária. E em 1885 desenvolveu a vacina contra raiva e o carbúnculo. A partir daí, houve um grande avanço na área e várias descobertas importantes foram feitas.
Através da descoberta de Pasteur oscientistas se atentaram para os riscos de doenças que estes organismos poderiam causar, logo surgiu a Teoria Microbiana da Doença que por sua vez desmistificou em grande parte o antigo conceito que havia naquele século de que doença era a punição pelos pecados. Em 1876 o médico alemão Robert Koch provou que as bactérias realmente causavam doenças, ele também descobriu uma bactéria no sangue do gadoEuropeu que naquela época morria por antraz, esta bactéria tem a forma de um bastão (bacillus anthracis). Ele cultivou bactérias em meio nutritivo, e injetou amostras no gado sadio, depois ele percebeu que o gado adoecia e morria. Então ele isolou a bactéria do sangue do gado e comparou com as bactérias isoladas anteriormente e notou que elas eram iguais. Estes experimentos renderam a Koch osseguintes postulados por volta de 1980:
* Um microrganismo específico pode estar sempre associado a uma doença.
* O microrganismo pode ser isolado e cultivado em cultura pura, em condições laboratoriais.
* A cultura pura do microrganismo produzirá a doença quando inoculada em animal susceptível.
* É possível recuperar o microrganismo inoculado do animal infectado experimentalmente.
Os...
tracking img